Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Rede ObservaRH chega a Moçambique

Moçambique é o primeiro país africano de língua portuguesa e o 11º país da região africana da Organização Mundial da Saúde (OMS/AFRO) a contar com um Observatório Nacional de Recursos Humanos em Saúde (ORHS). O fórum, que reúne diversas instituições, procura promover a colaboração, a cooperação e a partilha de conhecimentos por meio de uma rede de troca de informações atualizadas. O lançamento foi no dia 2 de novembro de 2011, na capital Maputo.

No lançamento, o ministro da Saúde de Moçambique, Alexandre Manguele, enfatizou a importância do Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Saúde, para melhorar e fortalecer os recursos humanos do Setor. “Uma das estratégias definidas nesse plano é a criação do ORHS como fonte para proporcionar a informação de modo a possibilitar a redefinição das políticas, fortalecimento e implementação das mesmas com base em evidências”.

Durante a cerimônia, foram apresentados: o 1º Anuário Estatístico dos Recursos Humanos do Serviço Nacional de Saúde; a análise da formação nas instituições responsáveis de 1975 a 2010; o informe sobre os Recursos Humanos para Saúde no Serviço Nacional de Saúde; coletânea de pesquisas sobre o tema além do site do Observatório de Moçambique.

A Rede ObservaRH conta com o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 57). Para saber mais, acesse o site da Rede.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595