Skip to content

A OPAS/OMS no Brasil apóia a Reunião sobre a Vigilância da dengue nas Américas no marco da 11ª EXPOEPI

nullNo dia 31 de outubro, foi realizada uma Reunião dos Diretores de Epidemiologia dos países da região das Américas, organizada pela OPAS/OMS em coordenação com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil -SVS/MS, como uma atividade prévia à 11ª EXPOEPI que acontece anualmente em Brasília. Dentre os temas dicutidos nessa reunião destaca-se a vigilância epidemiológica da dengue.

nullA solenidade de abetura da reunião contou com a presença do Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria; do Secretário de Vigilância em Saúde do Minstério da Saúde, Jarbas Barbosa e do Gerente de área de HSD da OPAS/OMS, Marcos Espinal.

A parte da reunião dedicada à dengue teve a condução realizada pelo Assessor Regional da dengue da OPAS/OMS, Jose Luis San Martin. As discussões sobre esse tema utilizaram a metodologia de trabalho em grupos, e  foram cosntituidos três grupos temáticos: vigilância  regional da dengue -utilizando  a nova classificação da doença de aprovada pela OMS-, vigilância de surtos e de epidemia e vigilância da vacina da dengue.

Os trabalhos contaram também com a participação do Coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Alfonso Tenório e do Consultor Internacional para dengue, Eric Martinez,  ambos da OPAS/OMS no Brasil.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595