Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Cooperação Brasil-Paraguai promove intercâmbio em Atenção Primária à Saúde

Um grupo com 12 integrantes do Ministério da Saúde paraguaio está em Minas Gerais onde, entre 8 e 10 de novembro, deverá participar de uma série de atividades sobre Atenção Primária à Saúde (APS). A visita dos técnicos paraguaios está inserida no Projeto de Identificação e Promoção de Iniciativas Bilaterais de Fortalecimento de Sistemas e Serviços de Saúde na Sub-Região do Cone Sul, Cooperação Brasil-Paraguai, que tem o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) e é desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ).  

A comitiva é composta por integrantes das direções de hospitais, regionais de saúde e atenção básica, que irão visitar hospitais, instituições de ensino e as dependências da Secretaria de Saúde mineira. Eles deverão mostrar as experiências nas tarefas de regionalização das técnicas em APS e vêm para conhecer em loco e tirar as dúvidas sobre regulação, sistema de informação, EAD, classificação de risco, rede de urgência e emergência no Brasil.

Programas como Saúde em Casa, Teleminas Saúde e as Redes: Viva a Vida, Hiperdia e Mais vida também serão mostrados aos visitantes.

O Projeto de Cooperação Brasil-Paraguai, apoiado pelo TC 41, visa fortalecer o Ministério da Saúde do Paraguai nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Plano Nacional de Saúde; Atenção Primária à Saúde, com foco na formação de Equipes de Saúde da Família.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595