Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Oficina marca Cooperação Brasil/Cuba/Haiti

Uma oficina para análise e validação do Programa de Capacitação Pedagógica para Docentes e do Programa de Formação de Técnicos em Enfermagem acontece até o dia 11 de novembro de 2011 em Porto Príncipe, capital do Haiti. O evento integra as atividades da Cooperação Tripartite Brasil/Cuba/Haiti,  e teve a triangulação da OPAS/OMS pelos Programas de Cooperação Internacional (TC41) e Política de Recursos Humanos (TC 57) em Saúde, na área de desenvolvimento dos processos de formação de recursos humanos de nível médio, para atuar na atenção primária à saúde do Haiti.

O trabalho conta com a participação de técnicos e assessores dos três países e com a parceria de consultores da OPAS Brasil – Cláudia Marques e do Haiti  - Philippe Montagut.

A Ministra da Saúde do Haiti – Dra. Florence Duperval Guillaume e outras autoridades do MS/Haiti estiveram presentes para dar as boas vindas aos participantes da oficina e ressaltar a importância desta iniciativa para o desenvolvimento da saúde pública no país. Após a realização da oficina, haverá uma capacitação pedagógica para os docentes.

Depois do terremoto, ocorrido em janeiro de 2010 em Porto Príncipe, os governos do Brasil, de Cuba e do Haiti firmaram um acordo, para o fortalecimento do sistema e dos serviços públicos de saúde e de vigilância epidemiológica do país devastado pelo tremor.

Desde então, várias atividades já foram realizadas, das quais se destacam: a missão realizada em junho de 2010 para análise das necessidades de formação profissional técnica em saúde no país; elaboração do Projeto para Formação de Recursos Humanos de Nível Médio que atuam na Atenção Primária em Saúde além de elaboração dos Guias Curriculares para a formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Técnicos em Enfermagem.

Também foram realizadas oficinas para a preparação de docentes que atuariam na formação de técnicos de nível médio da atenção primária em saúde do Haiti. O Curso de Qualificação Profissional para Agentes Comunitários de Saúde Polivalentes formou 58 alunos, que foram divididos em duas turmas.

Após a formatura da primeira turma desses profissionais, o Ministério da Saúde Pública e da População (MSSPP) do Haiti anunciou que vai passar a utilizar o currículo brasileiro para a formação de agentes de saúde comunitários polivalentes.

Para mais informações, clique aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595