Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil presente no lançamento da Estratégia para 10 anos e do Plano de Ação para Saúde Urbana nas Américas em Belo Horizonte, MG

Em apoio aos colegas Carlos Santos-Burgoa e Marilyn Rice, da OPAS/WDC, consultores da  OPAS/OMS no Brasil participaram  do lançamento da Estratégia, em 3 de novembro de 2011, durante a 10ª Conferência Internacional sobre Saúde Urbana na capital mineira.   

O lançamento,  em sessão presidida pelo Dr. David Vlahov,  contou com palestras de Santos-Burgoa e Marilyn Rice, além da exposição de Dr. Trevor Hancock, Dr. Jo Ivy Boufford e Dr. Fernando Proietti.

A expansão urbana nos países em desenvolvimento tem tido implicações em nível global, e o que ocorrerá nas cidades em países menos desenvolvido nos próximos anos moldarão perspectivas de crescimento econômico na estabilização da população, no meio ambiente e  no exercício dos direitos humanos.  Ao mesmo tempo que  que a urbanização oferece oportunidades para reduzir a pobreza e a desigualdades e promover o desenvolvimento é também um dos maiores desafios para as próximas décadas.

Ao reconhecer essas tendências e oportunidades, a Organização Mundial da Saúde  e a Organização Pan-Americana da Saúde  vem centrando esforços na identificação de potenciais políticas, estratégias e ferramentas para apoiar os países em seu planejamento, para levar adiante iniciativas voltadas à saúde urbana. Nesse sentido países Membros da OPAS aprovaram uma Estratégia de 10 anos junto a um Plano de Ação para Saúde Urbana para as Américas durante o 51o Conselho Diretor, ​​realizado em setembro de 2011.

 
 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595