Skip to content

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde apoiam a elaboração do “Observatório da dengue”

Imprimir E-mail

A Representação da OPAS/OMS no Brasil, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Universidade Federal de Minas Gerais, está apoiando na elaboração e estruturação do “Observatório da dengue”. Este observatório é um projeto conjunto de dois Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/INCT, são eles: INCT para WEB e INCT em dengue que tem como objetivo a captura de dados advindos da web e redes sociais sobre a dengue e buscar fazer análises em tempo real, que permitam que este observatório possa se converter em mais uma ferramenta de vigilância epidemiológica baseada em rumores captados nas redes sociais.

Nesse sentido, o consultor da OPAS, Haroldo Bezerra, acompanhou o Coordenador-Geral do Programa Nacional de Controle da dengue, Giovanini Coelho; em uma visita técnica ao INCT para WEB e INCT em dengue, com o objetivo de discutir com as equipes técnicas responsáveis  aspectos técnicos e operacionais relacionados ao desenvolvimento do projeto. Dentre os temas discutidos destacamos as estimativas e analises de tendências que comporão relatórios do monitoramento.

Deve-se ressaltar também que essa ação está no rol de atividades recentemente anunciadas pelo Ministro Alexandre Padilha, destinada à prevenção e controle da dengue, para o próximo verão 2011/2012, e trata-se de uma estratégia inovadora e inédita no país.

 
Última atualização em Sex, 11 de Novembro de 2011 02:00

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595