Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde

Imprimir E-mail

O Pró-Saúde visa promover transformações nos processos de geração de conhecimento, ensino e aprendizado e de prestação de serviços à população para reorientar a formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, com ênfase na Atenção Básica.

No desenvolvimento dessa proposta trabalha-se com a ótica de reorientação de 3 (três) aspectos: o conteúdo teórico, a diversificação dos cenários de prática e a orientação pedagógica. O ponto considerado prioritário é a integração ensino-serviço. Apresenta-se esses 3 (três) eixos com os vetores principais considerados em cada um deles:

Orientação Teórica 

Determinantes de saúde e doença
Produção de conhecimentos segundo as necessidades do SUS
Pós-graduação e Educação Permanente

Cenários de Prática

Interação ensino-serviço
Diversificação dos cenários do processo de aprendizagem
Articulação dos Serviços Universitários com o SUS

Orientação Pedagógica

Integração básico-clínica
Análise crítica da Atenção Básica
Mudança metodológica

Inicialmente, três áreas foram contempladas no Pró-Saúde – Medicina, Enfermagem e Odontologia, considerando a Estratégia Saúde da Família.

Em 2005, foram selecionados, por meio de edital público, 89 cursos, com impacto sobre aproximadamente 46 mil estudantes de graduação da área da saúde. Em 2008 foram selecionados 68 Projetos, incluindo 265 cursos das diversas áreas da saúde, que estão sendo financiados por meio de instrumentos contratuais próprios do Ministério da Saúde.

Dentre as instituições selecionadas, 31 já participam do Pró-Saúde, em execução mediante cartas acordo firmadas com a OPAS/OMS, e assim, poderá haver uma integração entre os projetos para o fortalecimento da proposta de reorientação da formação profissional em saúde.

Mais informações:

Acesse o site Pro-Saúde

Última atualização em Seg, 18 de Janeiro de 2010 07:33

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595