Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS apoia reunião de especialistas para gerar Guias Estratégicas em Entomologia para a região das Américas

Na Cidade de Guatemala, durante os dias 1 a 4 de novembro de 2011, como parte das atividades do projeto AMI RAVREDA, a OPAS/OMS desenvolveu importantes Reuniões para Gerar Documentos Estratégicos de Entomologia e Controle dos Vetores de Malária.

Participaram nesta reunião especialistas em entomologia, parceiros de AMI RAVREDA, do Research Triangle Institute RTI International, os doutores  Jacob E. Williams e Kathryn Welter, do Centro de Controle de Doenças de Atlanta ou CDC, as doutoras Norma Padilla e Audrey Lenhart, pela OPAS/OMS os doutores José Pablo Escobar (OPAS-Colombia) e Christian Frederickson (OPAS-Costa Rica). Também contou se com a participação dos doutores Marco Fidel Suárez e Martha Quiñones, destacados entomologistas. Contou-se com a presença da Mayira Sojo Milano, Coordenadora do Projeto AMI RAVREDA e Consultora Regional para Malaria pela OPAS/OMS.

Este grupo de especialistas teve discussões sobre a situação da gestão da entomologia na região das Américas e como apoiar la em suas necessidades. Os dois produtos deste trabalho foram a Estratégia para Tomada de Decisões em Control Racional de Vetores de Malaria na Região das Américas, um material estruturado para orientar o exercício em entomologia dos responsáveis pelos Programas e cujo conteúdo são os lineamentos fundamentais do componente de Entomologia do Projeto AMI RAVREDA. Os países participantes desta iniciativa tem validado este documento, integrando e testando suas diretrizes nos Programas Nacionais de Controle da Malária, para alcançar os melhores resultados em Controle de Vetores. Com base neste documento original e segundo estratos de transmissão, o donante do Projeto AMI RAVREDA, USAID, solicitou a elaboração de um segundo documento, cujo nome e Documento Estratégico para a Vigilância e Controle Vetorial em Malária em América Latina. Parte importante desta reunião em Guatemala esteve investida na harmonização destes dois documentos.

Dentro do Projeto AMI RAVREDA, a linha de Trabalho Entomologia e Controle de Vetores vem desenvolvendo atividades desde o ano 2004, momento desde o qual tem acontecido oito reuniões regionais para guiar a aplicação de estratégias e intervenções nos países. Neste período 2004-2011 as principais ações tem estado orientadas a padronizar as atividades regionais de vigilância entomológica, avaliar as medidas de controle, desenvolver bases de dados e sistemas de informação para analise da informação entomológica, a capacitação e implementação sobre vigilância da resistência dos mosquitos vetores de malaria aos inseticidas, a avaliação da aplicação dos inseticidas e estudos piloto na implementação dos mosquiteiros tratados com inseticidas de longa duração.

As versões definitivas destes documentos orientadores estarão disponíveis para os paises no primeiro semestre do ano 2012.

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595