Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

AMI RAVREDA realiza Oficina de Controle de Qualidade dos Antimaláricos, para apoio aos Programas de Malária da Amazônia

Nos dias 8 a 10 de novembro, na cidade de Bogotá, Colômbia, a equipe de AMI RAVREDA envolvida na linha de trabalho de Controle de Qualidade dos Antimalaricos, liderada pelo Programa Promoting the Quality of Medicines (PQM) da Pharmacopeia dos Estados Unidos  (USP) e a OPAS/OMS, desenvolveu a Oficina Enfoque dos Três Níveis para o Controle da Qualidade dos Medicamentos.

Esta oficina foi organizada pela equipe de expertos da USP/PQM, doutores Victor Pribluda, Lawrence Evans e Martha Gaitán, e contou com o apoio do Dr. Jose Maria Parisi, do Escritório da OPAS/OMS em Washington, como facilitador palestrante, junto com a presencia da Dra. Mayira Sojo-Milano, Coordenadora do Projeto AMI RAVREDA e Consultora Regional para Malária pela OPAS/OMS. Esta Oficina, com o objetivo de apoiar aos países da iniciativa, convocou a participação dos representantes das Autoridades Regulatórias de Medicamentos e seus Laboratorios Oficiais de Controle de Medicamentos (LOCM), e também do componente de gestão de medicamentos dos Programas Nacionais de Malaria.

Com a participação dos países de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, a Oficina teve três objetivos: elaborar uma proposta adaptada a cada um dos países para implementar o enfoque dos três níveis na cadeia de subministro de medicamentos para sua apresentação as autoridades de cada pais; identificar os parceiros que irão a implementar o enfoque dos três níveis em cada pais e desenvolver uma listagem de procedimentos operativos estándar (POE) ou padrão necessários para implementar este enfoque, em contextos de alta e baixa transmissão de malária. Depois desta oficina, com apoio de OPAS/OMS e USAID, parceiros reitores de AMI RAVREDA, OPAS e PQM irão trabalhar com estes parceiros nos países para supervisionar o processo de desenvolvimentos dos POE, e o processo de implementação.

PQM/USP tem trabalhado nos países de AMI RAVREDA desde 2002 (http://bit.ly/rHYHRy). OPAS/OMS também da assistência técnica aos países da região nas áreas de controle da qualidade e em colaboração com PQM/USP (http://bit.ly/rDsAFy).

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595