Skip to content

OPAS/OMS no Brasil participa do VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia realizado pela ABRASCO

nullO VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia aconteceu no período de 12 a 16 de novembro em São Paulo/SP com a participação de cerca de 3.100 pessoas em diversos cursos, oficinas, painéis, conferências e mesas redondas, tendo mais de 4.000 trabalhos apresentados. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades de instituições nacionais e internacionais entre elas, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa e  o Gerente da Área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da OPS/OMS em Washington, Luis Augusto Galvão.

nullDurante a conferência de abertura "As Contribuições da Epidemiologia para a Construção do SUS", proferida pelo Ministro da Saúde, foram destacadas as mudanças econômicas e sociais que aportam novos desafios à Saúde Pública no país, onde foi ressaltada a importância do SUS como sistema universal e como exemplo para o mundo. Padilha também enfatizou a necessidade de preparação do sistema para fazer frente à epidemia de violência e ao aumento da morbimortalidade por causas externas, referindo-se ao crack e aos acidentes de trânsito.

O Ministro da Saúde apontou o envelhecimento da população brasileira, as doenças cardiovasculares e a incidência do câncer como questões desafiadoras. Celebrou, ainda, a redução no número de casos de nullmalária, o que reportou a uma melhor resposta do sistema de saúde, à redução da fome, à melhoria das condições de moradia e à ascensão social.

A OPAS/OMS Brasil no participou do evento em diversas mesas, painéis e oficinas e abordou os temas “Escolas Promotoras de Saúde: desafios e caminhos no município”, no painel sobre Violência nas Escolas: em busca de uma cultura de paz e “Reflexões sobre validade e precisão de estudos epidemiológicos envolvendo dados secundários” na seção de debates sobre o Uso de Dados Secundários em Epidemiologia.

O stand da OPAS/OMS no Brasil, montado em parceria com a BIREME, ficou aberto ao público e contribuiu para a divulgação das experiências  e publicações, contando com intenso fluxo de pessoas durante todo Congresso.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595