Boletins Panaftosa

Home Página Principal Novo portal conecta Campus Virtual, UNA-SUS e Bireme

Capacidades Humanas para a Saúde



Novo portal conecta Campus Virtual, UNA-SUS e Bireme

Com acesso facilitado para os recursos de aprendizagem, implementação dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme e reforço às parcerias com a Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública e com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o novo Portal do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) está no ar. O espaço foi reformulado e apresenta novas funcionalidades. O CVSP é a estratégia da OPAS/OMS, via os Programas de Cooperação Internacional (TC 41) e Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 57), para promover aprendizagem em rede, mediada por tecnologias interativas.  

O Campus funciona como uma rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar a gestão da informação e comunicação para desenvolver competências individuais e capacidades institucionais em saúde pública. O Nodo-Brasil é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e oferece a possibilidade de várias instituições aportarem recursos, trabalharem em rede e integrarem esforços.

Para a coordenadora do Nodo-Brasil CVSP/OPAS, Ana Cristina da Matta Furniel (CCI/ENSP), o lançamento do novo portal do CVSP é importante pois “representa um avanço não só em relação a tecnologia utilizada, ou as ferramentas, mas principalmente porque estamos investindo de forma mais intensa no compartilhamento de ideias, experiências, inovações, tanto através das redes sociais, blogs, quanto integrando esforços com nossos parceiros como a Rede de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública  e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)".

O gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana, a publicação do novo Portal do CVSP/Opas ressalta a importância do portal para a integração regional da área de saúde pública na América Latina. "Assim é possível intensificar o intercâmbio entre as experiências de formação de trabalhadores dos sistemas de saúde entre os países da região", afirmou Paranaguá em entrevista ao site da ENSP.

O Campus Virtual de Saúde Pública contou com uma atualização de seus nodos para a versão 7 do Drupal (gestor de conteúdo), com melhorias que permitem, tanto a usuários como a administradores, desfrutar de um ambiente amigável com maior desempenho.

Outra novidade do Portal é que, com a integração de repositórios, os onze países integrantes do projeto CVSP (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai) podem aproveitar os materiais didáticos dos cursos a distância da ENSP, que agora são de acesso livre.

Para mais informações, acesse o site do novo portal do CVSP.

 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595