Boletins Panaftosa

Home


Intercâmbio entre Brasil e China no campo da Saúde

Imprimir E-mail

Nnullo dia 18 de novembro de 2011 foi realizado na sede da OPAS/OMS no Brasil a reunião de finalização da visita de troca de experiências entre o Brasil e a China, no campo da Saúde. O objetivo principal desta missão foi de conhecer o Programa de Imunização desenvolvido no Brasil, com intuito de subsidiar o governo chinês no enfrentamento de seus problemas de saúde. Participaram desta reunião representante do Governo Brasileiro, representados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Representantes do Governo da China  - CDC e Representantes da OPAS/WDC e Brasil.

A missão chinesa, que esteve no Brasil no período de 16 a 18 de novembro, teve a oportunidade de visitar os estados de São Paulo e  Rio de Janeiro, com intuito de ver na prática como funcionam os serviços de saúde que oferecem a vacinação aos usuários e como funciona a gestão estadual dos programas de imunização.

null

A apresentação “ SUS: Conceitos e Diretrizes; Responsabilidades dos entes federados, com enfoque no Sistema Nacional de Vigilância em Saúde” possibilitou aos participantes uma visão global do é o sistema de saúde brasileiro, seus desafios e suas metas para os próximos anos.  Também foi discutido as Estratégias de vacinação preconizada para o sarampo, rubéola e eliminação da síndrome da Rubéola Congênita, os mecanismos de vigilância destes agravos a nível de Ministério da Saúde, bem como  o processo de certificação no país.

O sistema de laboratórios foi apresentado durante a reunião e através de uma visita in lócu ao Laboratório Central do Distrito Federal – LACEN/DF, no qual foi possível aos visitantes ter contato direto com os profissionais que trabalham neste sistema, alem de conhecer a sede da SVS/MS os sistema de informação utilizado pelo Brasil, na gestão dos laboratórios de saúde pública o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – SISPNI.

null

Os chineses apresentaram ao grupo a “ Atualização sobre eliminação do sarampo e da rubéola. Estratégias de controle preconizadas na China” evidenciando o amplo campo de cooperação técnica entre os dois paises, e declararam o interesse e satisfação em realziar novas visitas para que tenham oportunidade de aprofundar nesta troca de experiencias.

Última atualização em Seg, 21 de Novembro de 2011 18:16
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595