Skip to content

III Reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde – GECIS

Imprimir E-mail

Com a presença do Ministro da Saude, Dr Alexandre Padilha, e autoridades do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comercio (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ANVISA, o Secretario de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Dr. Carlos Gadelha coordenou a 3ª reunião do GECIS no dia 17 de novembro de 2011 e, como lembrou o Secretário, a 1ª depois do lançamento do Programa BRASIL MAIOR.

O GECIS reúne autoridades do governo, representantes da indústria nacional, associações e instituições de ensino e pesquisa assim como agencias financiadoras como BNDES e FINEP e tem como missão regular o setor e reduzir os diferentes gargalos - legais, tributários e financeiros - que tornam o Brasil dependente de produtos, equipamentos e tecnologia estrangeiros.

Com a nomeação do Ministro Alexandre Padilha pela Presidenta da Republica Dilma Roussef para ocupar um assento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), responsável pelo aconselhamento institucional do Plano Brasil Maior - política de incentivo e fortalecimento à indústria nacional, o GECIS passa a representar um importante espaço de articulação setorial uma vez que é a primeira vez que um setor social tem representatividade no CNDI. Segundo Carlos Gadelha o potencial de articulação setorial abarca assuntos relacionados à regulação orientada à qualidade da produção, utilização do poder de compras públicas, propriedade intelectual, incorporação de tecnologias em saúde, entre outros.

A reunião também celebrou mais uma parceria publico-privada (PPP) entre a FIOCRUZ e a empresa LIFEMED, totalizando 30 PPP´s desde o inicio do Grupo em 2008. Essa nova parceria esta relacionada com o desenvolvimento de testes rápidos para diagnóstico que aumentam a qualidade do atendimento pré-natal no Brasil. Com uma única coleta será possível fazer diagnóstico de múltiplas doenças tais como toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, AIDS, sífilis e hepatite B, ação convergente e alinhada com a Rede Cegonha, programa de governo para a saúde da mulher.

Na segunda parte da reunião Dr Zich Moysés, coordenador do Departamento do Complexo Industrial e de Inovação em Saúde – DECIIS/SCTIE/MS, apresentou proposta de plano de trabalho a partir da construção de um amplo diagnóstico desenvolvido para orientar as ações futuras do GECIS.

 

 

Última atualização em Seg, 21 de Novembro de 2011 18:34

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595