Skip to content

AfroXXI: Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes

nullA OPAS/OMS no Brasil participou do Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes realizado na cidade de Salvador, Bahia, entre os 17 a 19 de novembro de 2011. Neste, Chefes de Estado  e Ministros  firmam compromissos contra racismo por meio da Declaração de Salvador  e  estabelece que governos devem promover ações de reparação e combate ao racismo, além de instituir Salvador como a Capital Afrodescendente da Ibero-América.

A participação da OPAS/OMS  se fez presente na Mesa 08 – “Saúde da População Negra: como mudar padrões de morbimortalidade” e aonde o Gerente de Saúde Familiar e Ciclo de Vida, Luis Codina, fez uma abordagem sobre o tema de racismo institucional, a necessidade de estimular nos nossos recursos humanos  da região, a luta contra a  discriminação nos serviços de saúde, a  melhoria da qualidade dos serviços e  baseados no enfoque no curso da vida como elemento principal para evitar, por meio da promoção da saúde, a acumulação  de  riscos durante as diversas fases da vida, num continuum.

Também,  foi destaque da apresentação, a análise da revista LANCET sobre investir na primeira infância para reduzir as desigualdades e o apoio ao fim do ciclo da pobreza. A mesa foi composta pelo  representante do Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Brasil),  da  Diretoria Nacional de Saúde Intercultural do Ministério da Saúde Pública (Equador), Myriam Conejo; e a Vice Presidente do Conselho Nacional de Saúde (Brasil), Jurema Werneck.

null

Durante o encerramento da cerimônia, o documento final do evento “Declaração de Salvador”, foi assinado pelos presidentes de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, do Uruguai, José Mujica, e da República da Guiné, Alpha Condé, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Golsalves, e o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón. Além desses chefes de Estado, participaram do encontro o diretor adjunto do Pnud, Niky Fabiancic, a presidente do Instituto Nacional das Mulheres da Costa Rica, Maureen Clarke o senador dominicano Eddy Vasquez, a Ministra da Cultura do Peru Susana Baca, o Ministro da Cultura de Cuba Abel Jiménez, o ministro da Cultura do Benin, Valentin Agossou, e a ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva.

null

 

Para maiores informações acesse o site oficial do evento .

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595