Skip to content

Nova estratégia de capacitação de médicos e enfermeiros em dengue é apresentada em Minas Gerais

Imprimir E-mail

A OPAS/OMS no Brasil, no período de 17 a 18 de novembro de 2011, em articulação com o Ministério da Saúde, e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais/SES-MG e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/SMS-BH apoiou à apresentação da nova estratégia para a capacitação dos profissionais (médicos e enfermeiros) na identificação e manejo adequado dos pacientes com dengue ou suspeitos.

 

Esta estratégia conta com a participação ativa de monitores selecionados em cada unidade da saúde, que receberam treinamento e material expositivo para repassar os principais conteúdos das Diretrizes Nacionais para Controle da Dengue a todos os profissionais de cada unidade da Saúde. Espera-se que o monitor possa fazer essa capacitação em serviço, dado que ela dura em média 15 minutos, e assim evitar que o profissional tenha que sair da unidade de saúde para receber a capacitação. Além disso, como o monitor pertencer àquela unidade de saúde, isso permite um acompanhamento quase que permanente com as equipes capacitadas.

Participaram desta assessoria o consultor internacional para dengue da OPAS/OMS, Eric Martinez; e o assessor da Secretaria de Atenção à Saúde/MS, Rodrigo Said; que foram acompanhados por técnicos da SES-MG e SMS-BH. Além da apresentação da estratégia de capacitação, a equipe realizou outras atividades, que foram coordenadas pela SMS-MG e SMS-BH, dentre as quais se destacam a realização de uma videoconferência sobre a dengue, direcionada aos profissionais de saúde de todos os municípios mineiro. Uma reunião de trabalho com expertos em dengue do estado, técnicos das vigilâncias e da atenção médica da SES-MG, e a gravação em vídeo com perguntas e resposta sobre a dengue. Esse será exibido nas unidades de saúde municipais e estaduais, e busca interagir com os profissionais das unidades de saúde, respondendo a perguntas feitas pelos médicos, enfermeiros e gerentes destas unidades.

 
Última atualização em Qui, 24 de Novembro de 2011 08:46

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595