Boletins Panaftosa

Home Página Principal OPAS/OMS no I Forum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



OPAS/OMS no I Forum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde

Com o tema: Cooperação Para Integração, foi realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, o Forum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu no âmbito da União de Nações da América do Sul (UNASUL). Dentre as autoridades presentes na abertura do evento, o Embaixador Eduardo Barbosa (AISA/Ministério da Saúde do Brasil), o Representante de OPAS/OMS no Brasil, Eng. Diego Victoria e o encarregado dos temas de Saúde da Secretaria Pro Tempore da UNASUL, Fausto Cruset.

O Fórum teve como objetivo apresentar a visão dos países e de algumas agências para a cooperação internacional em saúde sobre o papel da cooperação para a política externa dos países da UNASUL visando o fortalecimento dos sistemas de saúde da região. Durante o encontro também estão sendo avaliados os avanços e retrocessos em relação aos compromissos assumidos nas conferências internacionais sobre o tema, a importância da cooperação, mecanismos de financiamento e perspectivas futuras para os países da UNASUL.
 
Os projetos apoiados pelo TC 41 foram destacados na apresentação do diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fiocruz, Paulo Buss, sobre as experiências de cooperação da Fiocruz na UNASUL. Dentre as iniciativas mencionadas estão: Rede Pan Amazônica, RETS, Rede de Escolas de Saúde Pública, ISAGS, Mestrado em Saúde Global e Diplomacia em Saúde, CIRHUS, NETHIS, CTP Brasil/Paraguai em RH para Sistemas e Serviços em Saúde, entre outros.
 
Outros temas atuais da agenda global em saúde forma abordados, tais como: Determinantes Sociais da Saúde, a Cooperação humanitária, reforma da OMS, Saúde nas Fronteiras, Interculturalidade, Integração Regional além de traçar um debate sobre convergências e dissonâncias entre a cooperação sul-sul, norte-sul e triangular.
 
O evento foi transmitido ao vivo e as apresentações poderão ser encontradas na página do evento. Para acessá-la clique aqui.

 

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595