Skip to content

OPAS participa de Workshop Internacional sobre Embalagem e Rotulagem dos Produtos de Tabaco

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2011, a Organização Panamericana da Saúde - OPAS participou do Workshop Internacional sobre Embalagem e Rotulagem dos Produtos de Tabaco, realizado no Rio de Janeiro pela Comissão para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CONICQ.

Participaram do evento representantes do Ministério da Saúde de diversos países, como Argentina, Brasil, Canadá, Paraguai, México e Uruguai. Durante a ocasião, foram discutidos importantes temas relacionados com o desenvolvimento e avaliação das advertências sanitárias em embalagens de produtos de tabaco. Vários aspectos envolvidos com as políticas de controle de tabaco nos países participantes, como a reação da indústria do tabaco à regulamentação das advertências sanitárias, a regulamentação da exposição dos produtos de tabaco nos pontos de venda e as ações judiciais e não judiciais contra medidas regulatórias promovidas pela indústria do tabaco em todo o mundo também foram discutidos.

Para o Brasil, o evento trouxe importantes subsídios o 4º grupo de advertências sanitárias para produtos de tabaco, cuja elaboração será iniciada em breve pelas instituições nacionais.

O evento foi realizado nas dependências do Instituto Sulamericano de Governo em Saúde. Entre as instituições que representaram o Governo do Brasil, estavam presentes o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer - INCA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e a Comissão para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CONICQ. Também estavam presentes representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – ENSP-FIOCRUZ.

A OPAS foi representada por Adriana Blanco, Assessora Regional para Controle de Tabaco (Washington) e por Glauco Oliveira, Consultor Nacional para Controle de Tabaco (Brasil).


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595