Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS lança a publicação “ Agua y saneamiento - Evidencias para políticas públicas con enfoque en derechos humanos y resultados en salud pública”

nullEsta publicação foi desenvolvida a partir de um estudo de evidências realizado pela Academia de Medicina de Buenos Aires, Argentina. pedido da OPAS / OMS. O estudo contou com a  supervisão e apoio  técnico da Dr. Evelyn Chapman coordenador para as Américas do EVIPNet e do Eng . Paulo Fernando Teixeira, assessor regional da Área de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental (SDE) da OPAS / OMS. Contou tambem com a colaboração, entre outros  do Prof Mauricio Barreto da Universidade Federal da Bahia, Brasil 

 

 Uma motivação importante para o desenvolvimento do documento foi a necessidade de produzir provas para orientar a tomada de decisões e formulçaõ de políticas públicas que garantam a "saúde para todos", que, naturalmente, só será possível garnatindo também que todas as pessoas tenham acesso à água potável  e saneamento básico.
Outra grande motivação foi a aprovação durante a 64ª seção na Assembléia Geral das Nações Unidas realizada em Julho de  2010,  de uma resolução considerando o acesso à água e ao saneamento como um direito humano.

O déficit no  acesso universal à água e saneamento na região da Americas ainda é um problema sério e grave que compromete a saúde da população e o desenvolvimento sustentável dos países e para promover a  implementação de políticas públicas com base na abordagem dos direitos humanos é importante garantir o acesso aos serviços básicos de água e saneamento que permitem que as pessoas vivam uma vida saudável e digna.

Neste estudo, a OPAS/OMS pretende fornecer evidências para facilitar o diálogo deliberativo sustentado em  bases racionais para a construção de uma nova agenda de saúde pública que promova o acesso universal à água e saneamento e contemple a vinculação entre as políticas de saúde pública e a garantia  dos direitos humanos." Mirta Roses Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde/OMS"

Para conhecer o documento acesse o arquivo em  PDF [72p.] URL: http://bit.ly/sfDqvd

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595