Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil recebe “Goodwill Ambassador” pela eliminação da Hanseníase

nullEm reunião com o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, no dia 28 de novembro de 2011 o Sr. Sasakawa junto a delegação da Fundação Nippon e da Fundação Memorial da Saúde Sasakawa reforçaram o apoio ao Brasil no trabalho pela eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública em iniciativa de ação global.

Entre os objetivos da missão estiveram a participação da mesa de abertura do 12º Congresso Brasileiro de Hansenologia e Congresso Regional da ILA Américas, visita a antigos hospitais-colônia, participação de ações do MORHAN no Rio de Janeiro e organizar o lançamento do Chamado Mundial 2012 para acabar com o estigma e a discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase, com apoio da Associação Mundial de Medicina e Associação Brasileira de Medicina.

Chamado Mundial será lançado em janeiro de 2012 antes do dia mundial da Hanseníase em 29 de janeiro de 2012 junto às Associações Médicas de diversos países para concientização dos médicos em relação à hanseníase e suas consequências.

nullDurante a reunião foi ressaltada a prioridade que a gestão atual está dando à eliminação da hanseníase, comunicada diretamente desde a toma de posse e demonstrada ao inserir a Hanseníase dentro dos objetivos do milênio e ser um dos indicadores do PMAQ na atenção básica.

nullO Sr. Sasakawa vê favoravelmente que a meta da eliminação pode ser alcançada graças aos abundantes recursos humanos e financeiros do Brasil. Também exortou atender à Resolução 65/215 da Assembléia Geral das Nações Unidas sobre a Eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595