Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS realiza reunião com centro colaborador da OMS para tabaco

Em 23 de novembro de 2011, a OPAS realizou no Rio de Janeiro uma reunião com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, centro colaborador da Organização Mundial da Saúde para a implementação das diretrizes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT-OMS.

Na ocasião, foram discutidas as possibilidade de cooperação técnica entre o INCA e a OPAS-OMS, aproveitando a capacidade técnica do instituto para apoiar o avanço da implementação da CQCT-OMS nos países da Região das Américas. Entre as diversas ações direcionadas ao controle do tabaco pelo INCA no Brasil, foram identificadas muitas iniciativas que podem servir de referência para os países da região, a exemplo da disseminação de informações sobre cessação, o fornecimento de material gráfico utilizado nas campanhas nacionais e o processo brasileiro de elaboração das advertências sanitárias para embalagens de produtos de tabaco.

Também foi discutida a possibilidade do INCA colaborar com a realização de cursos e eventos de caráter regional, permitindo a participação dos países vizinhos, como um Seminário sobre Preços e Impostos de Produtos de Tabaco para o MERCOSUL e uma capacitação para profissionais e técnicos de outros países em epidemiologia do tabagismo.

O evento foi realizado no INCA e contou com a participação de Tânia Cavalcante, Secretária Executiva da Comissão para Implementação da Convienção-Quadro para o Controle do Tabaco – CONICQ, e sua equipe. A OPAS foi representada por Adriana Blanco, Assessora Regional para Controle de Tabaco (Washington) e por Glauco Oliveira, Consultor Nacional para Controle de Tabaco (Brasil).

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595