Skip to content

VI Reunião dos Representantes da Organização Mundial de Saúde com a Diretora-Geral e Diretores Regionais

Imprimir E-mail

nullEntre os dias 8 e 10 de novembro de 2011, em Genebra, Suiça, foi realizada a VI Reunião dos Representantes da Organização Mundial de Saúde com a Diretora-Geral e Diretores Regionais. A reunião teve como objetivo geral a construção, com base nas realizações passadas e olhando para o futuro, de um trabalho mais eficiente da OMS nos países, territórios e áreas, respondendo às necessidades dos países. O Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria, apresentou a seus colegas a cobertura universal em saúde do SUS.

A Dra. Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS, abriu a reunião dando boas-vindas aos Representantes, alertando-os sobre os efeitos da crise econômica global, mas comentando sobre os avanços da saúde da população e sua relação com o trabalho da OMS, frisando ainda a agenda incompleta das doenças transmissíveis e os desafios dos problemas emergentes de saúde.

Dra. Chan informou aos Senhores Representantes sobre seu relatório e sobre a Reforma ao Comitê Executivo da OMS, durante a Histórica Reunião Especial de novembro de 2011, expressando suas expectativas quanto ao resultado da VI Reunião Global de Representantes. A Diretora solicitou comentários dos Representantes sobre como manter a liderança da OMS na Saúde Global, permitindo que outros interessados possam exercer seu papel de acordo com suas competências principais.

A discussão técnica durante a reunião centrou-se em dois pilares:

Análise dos progressos realizados pela OMS nos últimos cinco anos nas áreas de Emergências e crises humanitárias; Alcance dos ODMs; Políticas, estratégias e planos nacionais de saúde; Fortalecimento das Representações da OMS em países, territórios e regiões áreas

A emergente agenda de saúde: 2011 e mais além, abordando Reformas da OMS para um futuro saudável; Doenças Não Transmissíveis; Financiamento dos sistemas de saúde em direção à cobertura universal

Com a reunião objetivos temáticos foram estabelecidos para a Identificação dos determinantes do sucesso de realizações passadas, que possam ser aplicados em contextos semelhantes de país; acordo sobre o caminho a seguir para a implementação da Reforma da OMS nos países; apoio aos Estados-Membros na prevenção e controle de doenças não transmissíveis e no processo para alcançar a cobertura universal em saúde.

A Reunião resultou ainda na identificação dos fatores de sucesso da colaboração da OMS em áreas (emergências e crises humanitárias, alcance dos ODMs, políticas/estratégias/planos de saúde nacionais. fortalecimento das Representações nos países); na divulgação de experiências bem sucedidas de Representações que trabalham em contextos semelhantes de país; na identificação de bons exemplos da sinergia entre os três níveis do Secretariado da Organização, como base para um melhor desempenho nos países; na identificação das ações-chaves para a implementação da Reforma da OMS, em diferentes tipologias e agrupamentos de países; em um compromisso dos Representantes para liderar a implementação da Declaração Política da Reunião de Alto Nível da Assembléia Geral da ONU sobre a prevenção e controle de doenças não transmissíveis, com especificado apoio de todo o Secretariado da OMS; na identificação dos elementos críticos, para subsidiar o desenvolvimento de um plano da Organização para apoiar aos Estados-Membros na concepção e implementação de um processo de financiamento de sistemas de saúde, que leve à cobertura universal.

Acesse documentos relativos à reunião:

 - Apresentação do Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria

- Programme of the 6th Global Meeting of Heads of WHO Offices (HWOs)

in countries, territories and areas with the Director-General and Regional

Directors

- WHO Director-General discusses reforms in country offices

- WHO reforms for a healthy future - Report by the Director-General

Última atualização em Seg, 05 de Dezembro de 2011 07:30

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595