Boletins Panaftosa

Home Página Inicial Jounal Club sobre Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis


Jounal Club sobre Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis

nullA Unidade Técnica de Saúde da Mulher, do Homem, Gênero e Diversidade Cultural da OPAS, coordenada por Rodolfo Gomez, realiza uma sessão de discussão técnica sobre a Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, dentro das atividades do Journal Club, um espaço de discussão técnica de temas estratégicos da agenda de cooperação da Unidade.

Na oportunidade o assunto escolhido foi o artigo “Perspectivas para o controle da transmissão vertical do HIV no Brasil”, de autoria de Gerson Fernando Mendes Pereira, gerente da área de Informações e Vigilância do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais.

Com uma presença do autor do artigo e de mais de dez pessoas entre técnicos do Departamento e da OPAS, o tema da transmissão vertical do HIV e da sífilis foi analisado a partir de várias perspectivas com vistas a identificar os principais desafios em termos da implementação de políticas e ações programáticas assim como da agenda de pesquisa que subsidia seu acompanhamento epidemiológico.

null

Um dos desdobramentos mais importantes da reunião foi a necessidade de avaliar os processos e resultados do Plano de Redução da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis que deverá terminar este ano. Por outro lado, também se apontou a relevância de produzir informações epidemiológicas por região e por capitais para poder compreender melhor a dinâmica desta categoria de transmissão em todo o país. Ainda, se frisou na importância de fortalecer as atividades de articulação inter-programáticas para dar conta deste importante problema de saúde pública tais como o Projeto da Rede Cegonha, o papel da Atenção Básica, o Programa Saúde da Mulher e outros que envolvem a atenção à saúde das mulheres e suas crianças. 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

 

Rede de Relacionamento

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595