Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

23º Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA

Aconteceu na Representação da OPAS/OMS no Brasil, a 23ª Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA, realizada nos dias 06 e 07 de dezembro. Esta 23º edição contou com a presença de 81 participantes entre os membros da RIPSA e os representantes de 17 Estados brasileiros, convidados a assistir a OTI como forma de vivenciar o funcionamento de umas das instâncias da RIPSA Nacional. Destaca-se a participação de Jorge Eliecer Gonzalez Diaz e Andrés José Alvarez Amézquitados, representantes do Ministério da Saúde e Proteção e da OPAS da Colômbia, respectivamente. A OPAS/OMS esteve representada pelas consultoras Nacionais Elizabeth Duarte e Neusa Goya.

A 23ª OTI teve como um dos seus objetivos principais compartilhar a publicação do IDB 2010, além de discutir a proposição da Programação Operacional de Produtos para o ano de 2012. Na POP 2012, foram definidas 7 grandes metas de trabalho, com vários produtos e atividades vinculadas a cada uma destas metas, além de seus respectivos responsáveis. Pactuou-se que a 24ª OTI será realizada nos dias 23 e 24 de maio e a 25ª em outubro de 2012.

Foram discutidos temas significativos como: “Ripsa no Estado: Contribuições ao processo de sistematização e análise de informações em saúde para a tomada de decisão”; “Mortalidade Geral e Infantil”; “Desenvolvimento do Mapa da Saúde do Brasil no contexto do Planejamento em Saúde e do Decreto 7508”; “Resultados da Pesquisa de Avaliação do uso do IDB”, além de Informes como: Situação e Tendência sobre Violência; Pesquisa Nacional de Saúde; Esquema Básico do CTI Registro Eletrônico em Saúde e 3ª Oficina Ripsa no Estado.

A 23ª OTI, por meio das palavras de João Baptista Risi Júnior, membro Emérito da RIPSA, prestou homenagem ao Mozart de Abreu Lima, um dos idealizadores e organizadores da RIPSA Nacional.

A cooperação técnica da OPAS foi fundamental tanto no que se refere a organização logística, a proposição e articulação da programação e dos convidados como na condução da Oficina juntamente com os membros do CTI e representação do DATASUS.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595