Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS no Brasil apóia a realização de capacitação para Estudo de Monoximetria em ambientes fechados de Brasília onde se permite fumar

Imprimir E-mail

Em 14 de dezembro de 2011, foi realizada em Brasília a capacitação dos técnicos e profissionais que apoiarão a fase de coleta de dados do Estudo de Monoximetria Ambiental que está sendo realizado pela OPAS/OMS no Brasil, Instituto Nacional de Câncer – INCA e Universidade de São Paulo em Porto Alegre e Brasília. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e demonstrará o teor de monóxido de carbono em ambientes fechados onde se permite fumar, assim como em suas proximidades.

A capacitação foi realizada por Jaqueline Issa, médica e pesquisadora do Instituto do Coração da USP, com destacada atuação no monitoramento de monóxido de carbono em ambientes fechados e no apoio às pessoas que querem parar de fumar.

O estudo será conduzido pelo Instituto do Coração – INCOR-USP, usando a monoximetria como um indicador para avaliar a qualidade do ar inalado pelos trabalhadores e freqüentadores dos locais que serão visitados. Os dados serão coletados em bares e restaurantes das cidades que compõem o Distrito Federal.

O uso desta metodologia já está estabelecido em fumantes e não fumantes moradores da cidade de São Paulo. A consolidação dos dados e a finalização do estudo está prevista para os próximos meses e os seus resultados deverão demonstrar a influência da fumaça de cigarro sobre a saúde das pessoas que possuem contato rotineiro com esta condição.

Última atualização em Qui, 05 de Janeiro de 2012 07:54
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595