Skip to content

Livro resgata história do SUS e propõe debate para fortalecer o Sistema

Imprimir E-mail

nullO livro "O SUS em Construção: das imagens às palavras”  dá continuidade ao Projeto de Recuperação do Acervo dos 20 anos do Sistema Único de Saúde no Brasil, que em 2008, foi lançado pelo Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB).  O gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana, é autor do artigo “Núcleo de Saúde Coletiva: desafios atualizados”.

O texto trata da contribuição da universidade para o processo da reforma sanitária brasileira, a criação dos núcleos de estudo em saúde coletiva (NESC) e faz um resgate dos principais fatos e atores desse processo. O artigo também trata dos desafios a serem vencidos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
 
“Uma visão prospectiva do SUS terá, portanto que considerar os diversos
aspectos decorrentes dessa estratégia de reorganização de serviços, que contribuem para operacionalizar o novo conceito de atenção à saúde postulado pela reforma sanitária. Palmilhar os caminhos para esse porto seguro implica radicalizar o compromisso entre a academia e os serviços, incluindo não apenas a formação de novos profissionais, mas uma empreitada de várias outras frentes que vai desde pensar os futuros possíveis a desenhar os mapas de viagem a desenvolver meios de aferição para evitar calmarias ou tempestades na rota escolhida”, afirmou José Paranaguá.
 
O livro foi uma iniciativa da coordenadora do NESP/UnB, Profa. Dra. Maria Fátima de Sousa e do Secretário da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SEGEP), do Ministério da Saúde, Prof. Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Segundo a pesquisadora colaboradora NESP/UnB Wânia R. Fernandes, a obra “teve como principal finalidade disseminar o conhecimento em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da promoção da saúde, da equidade e do bem estar social. A proposta do livro foi promover um encontro de gerações através de textos”.
 
O livro, publicado pela Editora Saberes, foi lançado em dezembro de 2011 na 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Última atualização em Qua, 18 de Janeiro de 2012 12:23

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595