Skip to content

Pesquisa que vai identificar o Perfil da Enfermagem no Brasil começa em fevereiro

Imprimir E-mail

O levantamento tem como objetivo caracterizar o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no Brasil. A pesquisa será realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em parceria com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O trabalho tem o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Política de Recursos Humanos em Saúde (TC 57). A expectativa é a de que, até junho, cerca de 60 mil profissionais respondam ao questionário.

 As perguntas ficarão disponíveis para download na página eletrônica das instituições que compõem a pesquisa e também será enviado aos participantes pelos Correios.

A pesquisa nacional foi lançada em setembro de 2011 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, e é coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado.

O objetivo é transformar o Perfil da Enfermagem no Brasil numa ferramenta de gestão da saúde através do conhecimento da realidade dos profissionais que atuam nessa área.

Em entrevista ao site da ENSP, a coordenadora do projeto afirmou que a ideia foi recebida de forma positiva pelos profissionais da classe, que somam um milhão e meio de trabalhadores. Maria Helena Machado destacou que o questionário vai tratar de aspectos como a qualidade da formação dos enfermeiros, cor, situação econômica e alguns fatores em transição na profissão. "A enfermagem é uma profissão majoritariamente feminina, mas isso vem mudando nos últimos anos com a masculinização da profissão, e o questionário nos dará essa avaliação. Outro aspecto discutido é em relação à família desses profissionais: por exemplo, enfermeiros reproduzem enfermeiros? Sabemos que isso ocorre na medicina, mas também funciona na enfermagem?", questionou a coordenadora da pesquisa.

Em relação à adesão ao questionário, a pesquisadora se mostrou otimista. "Desejo a todos muita garra para responder ao questionário, pois, com ele, espero que a gente pague uma dívida histórica com a categoria: saber quem são, o que experimentam no SUS, o que sofrem, seus desejos. Enfim, espero que 2012 seja o ano da enfermagem no Brasil”.

Para mais informações, acesse o site da ENSP.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595