Skip to content

Oficina capacita tutores para o curso de especialização nas Escolas Técnicas do SUS

Imprimir E-mail

A Oficina de Capacitação dos Tutores do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do SUS, acontece de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, em Belo Horizonte (MG). Ao longo da semana serão apresentados os aspectos conceituais, metodológicos e operacionais do Curso e também será discutido o programa de capacitação dos tutores.

A elaboração e implementação desse Curso é fruto de um esforço entre a Secretaria Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), as Escolas de Enfermagem da UFMG, da USP/Ribeirão Preto, USP/São Paulo, UNICAMP, Escolas Técnicas do SUS do Ceará, de Tocantins e do Mato Grosso do Sul, com o apoio técnico e pedagógico da OPAS/OMS, por meio da consultora Cláudia Marques.

“Os objetivos do curso são: desenvolver especialização voltada profissionais do SUS vinculados às Escolas Técnicas, fomentar e fortalecer processos de mudança no interior das Escolas Técnicas do SUS; fortalecer e aprimorar a capacidade acadêmica e profissional dos docentes da educação profissional; atualizar e aperfeiçoar os currículos de formação, considerando as mudanças em curso na organização pedagógica e curricular da educação profissional; destacar a importância da docência como base para uma formação que promova a integração teoria- prática e ensino-serviço”, destacou Cláudia Marques.

Ao longo da oficina haverá mesas redondas para discussão de temas como: “A Escola Técnica do SUS: sua história no contexto das políticas de saúde e educação e perspectivas”, “Interfaces da avaliação da aprendizagem e institucional”, “O trabalho do tutor: dimensões pedagógica, ética, política, e técnica” e “Um retrato dos sujeitos educativos: os desafios da formação”.

Dentre os outros temas que serão abordados durante a semana estão: “A avaliação como ato de comunicação e espaço de aprendizagens”, “A Escola Técnica do SUS como objeto de investigação” e “A articulação ensino serviço e o trabalho como princípio educativo”.

O evento termina na sexta, dia 3, após uma avaliação da oficina e pactuação de acordos.

Última atualização em Qui, 23 de Fevereiro de 2012 06:57

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595