Skip to content

Curso sobre Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde abre inscrições

Imprimir E-mail

Estão abertas até 5 de março as inscrições para o curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. O curso é fruto de uma parceria entre a OPAS, o Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGERTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde/MS, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS) 

O Curso foi originalmente desenvolvido através de cooperação apoiada pelo TC 41, com a participação do Campus Virtual em Saúde Pública e oferecido em espanhol para alunos de diversos países da região das Américas. A atual versão foi adaptada para atender a necessidades e às políticas de Gestão do Trabalho em Saúde no Brasil.

Neste primeiro semestre de 2010 serão oferecidas 400 vagas em modalidade semipresencial. O curso é distinado a gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde e funcionários atuando em áreas afins; membros das Mesas de Negociação Permanente do SUS; profissionais atuantes na área de Saúde do Trabalhador nos estabelecimentos de saúde do SUS (CEREST, CCIH, SESMT, Comissões de Saúde, CIPA, etc); outros.

São objetivos deste curso semipresencial:

  1. Contribuir na implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS.
  2. Fortalecer a articulação das ações de promoção e vigilância à saúde do trabalhador do SUS às intervenções da gestão do trabalho no SUS.
  3. Estimular a formulação de propostas de intervenção para o fortalecimento da gestão das Condições de Saúde e Trabalho no setor saúde.
  4. Fortalecer e ampliar os espaços de negociação visando a melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos do SUS.

Maiores informações em http://agora.nescon.medicina. ufmg.br/inscricaogestao/

Veja também:


 

 

Edital - 20/03/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - FACULDADE DE MEDICINA – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA – NESCON

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS SERVIDORES PÚBLICOS DO CURSO GESTÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – NESCON – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais faz saber que no período de 30 de janeiro de 2012 a 05 de março de 2012, estarão abertas as inscrições para admissão ao curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde modalidade semipresencial.

Serão oferecidas 400 (quatrocentas) vagas para o primeiro semestre de 2012, divididas em turmas de 20 (vinte) alunos. As vagas serão destinadas aos gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde e funcionários atuando em áreas afins; membros das Mesas de Negociação Permanente do SUS; profissionais atuantes na área de Saúde do Trabalhador nos estabelecimentos de saúde do SUS (CEREST, CCIH, SESMT, Comissões de Saúde, CIPA, etc); outros.

Pré-requisitos:

  1. possuir, no mínimo, nível de escolaridade de ensino superior;
  2. ter disponibilidade de, no mínimo, 8 (oito) horas semanais para estudos e pesquisas demandadas pelo curso; 
  3. apresentar carta de indicação da instituição/entidade à qual pertença (em caso de jornada de trabalho de 40 horas semanais, apresentar, também, carta com liberação para estudos durante a carga horária prevista);
  4. ter acesso a computador com configuração mínima para acesso e navegação na internet. Tendo cumpridos os critérios estabelecidos neste edital serão prioritariamente selecionados os candidatos ligados à Administração estadual e membros das Mesas de Negociação.

Situações excepcionais serão resolvidas pela Comissão Organizadora. As vagas não preenchidas poderão ser redistribuídas a critério da Comissão Organizadora. As futuras atividades de encontros e avaliações presenciais do curso ocorrerão em Brasília e/ou capitais dos Estados.

DAS INSCRIÇÕES

O interessado deverá preencher a ficha de inscrição via internet impreterivelmente no período de 30/01/2012 a 05/03/2012, disponível no endereço eletrônico: www.nescon.medicina.ufmg.br/agora. A cópia da ficha de inscrição deverá ser enviada junto com toda a documentação solicitada, por correio,  ao NESCON - Secretaria de cursos, situado à Av. Alfredo Balena, nº 190, Sala 716, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte – MG, CEP 30130-100, com Aviso de Recebimento (AR). O candidato deve enviar os seguintes documentos:

  1. Cópia do diploma registrado (frente e verso autenticados);
  2. Cópia da carteira de identidade que tenha o campo NATURALIDADE e do CPF, ambos com frente e verso autenticados;
  3. Duas fotos 3x4 coloridas (não serão aceitas fotos escaneadas);
  4. Cópia autenticada da Certidão de Casamento (caso haja mudança de nome em relação aos documentos apresentados);
  5. Carta de Indicação da instituição/entidade à qual o candidato/negociador pertença, conforme modelo do Anexo I (em caso de jornada de trabalho de 40 horas semanais, apresentar, também, Carta de Liberação para Estudos durante a carga horária prevista, conforme modelo no Anexo II);
  6. Declaração do candidato informando e se comprometendo para disponibilidade de, no mínimo, oito horas para estudos e pesquisas demandadas pelo curso e habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade, utilizando os programas para navegação na Internet, editores de texto e sistema operacional, conforme modelo do Anexo III.
  7. Cópia da ficha de inscrição que deve ser gerada no momento em que a inscrição é realizada no site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora;
    Conforme preceituado no parágrafo único do art. 5º do Decreto nº 83.936/79, o servidor público, no exercício das suas competências, pode autenticar, à vista do original, os documentos fotocopiados que lhe forem apresentados. Para tanto deverá apor na cópia que autentica os dizeres “Confere com o original”, datar, carimbar e assinar.

A inscrição por correio, com toda a documentação exigida, deverá ser postada até o dia 05/03/2012 com aviso de recebimento (AR). Só serão confirmadas as inscrições com documentação completa. Qualquer informação que não seja condizente com a realidade poderá resultar em anulação do processo seletivo do candidato, em qualquer etapa do processo ou após o mesmo.

DOS RESULTADOS

O resultado será divulgado pela Internet, no site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora, no dia 12/03/2012.

DO REGISTRO E DA MATRÍCULA

O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 13/03/2012 a 20/03/2012 o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. De acordo com o disposto no art. 39, § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O curso será financiado pelo Ministério da Saúde, não sendo cobrada mensalidade. Informações complementares, ou qualquer outra informação durante todo o processo de seleção, poderão ser obtidas pelo telefone número (31) 3409-9673. Belo Horizonte, 30 de janeiro de 2012.

 

Última atualização em Qui, 23 de Fevereiro de 2012 06:58

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595