Skip to content

Capacidades Humanas para a Saúde

Relatório mostra as metas para os Observatórios de Recursos Humanos em Saúde

O Relatório do Encontro Global dos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde (ORHS), que reúne os principais temas discutidos e conclusões, está disponível nas versões on-line e em inglês. Reunindo cerca de 100 representantes de mais de 35 países, o Encontro,  promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), foi realizado de 4 a 7 de julho de 2011, em Lisboa, Portugal.

Dentre os aspectos ressaltados no Relatório, estão os benefícios potenciais dos Observatórios: contribuir para a melhoria da informação nos recursos humanos para a saúde; informar, validar e avaliar as políticas de saúde e da força de trabalho e fazer as conexões entre os trabalhadores da saúde, o financiamento, a organização de serviços e os resultados.

As discussões também levaram em conta os níveis nacional, regional e global e apontaram as metas para cada um. No nível nacional, espera-se que a Organização Mundial da Saúde e seus diferentes parceiros, promovam a aproximação dos Observatórios e suas funções centrais, e tornem visíveis  suas contribuições  para o desenvolvimento das políticas de saúde.

Em nível regional, os esforços devem ser focados na transferência de conhecimentos e na padronização de ferramentas, apoio e cooperação técnica.

Finalmente, numa escala global, o Relatório aponta que a OMS, e outras agências internacionais e parceiros, devem focar suas ações na coordenação de esforços por meio da promoção de encontros virtuais e  presenciais,  na análise de políticas voltadas para países prioritários e nas questões de interesse inter-regional e global.

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595