Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil sedia o 1º Encontro do Consórcio de Parceiros do Projeto Vida no Trânsito

No encontro, coordenado pela OPAS e Ministério da Saúde,  realizado em 6 e 7 de fevereiro de 2012, representantes da OPAS/OMS no Brasil e nos EUA, da sede da Organização Mundial de Saúde, do  Ministério da Saúde, das Universidades  Johns Hopkins, UFMG, UFRGS e PUC-PR reuniram-se durante dois dias, para avaliar dois anos do projeto e traçar os planos para 2012.

A reunião, aberta pelo Gerente da Área de Prevenção e Controle das Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS no Brasil Dr. Enrique Gil, pelo oficial do Depto. de prevenção de Violências, Lesões e Incapacitações da OMS Meleckidzedeck Khayesi, e pela Coordenadora Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Dra. Deborah Malta, teve inicio com a apresentação dos objetivos e expectativas para o encontro, seguida de  detalhada avaliação do progresso do projeto, entre 2010 e 2011. 

Esta avaliação se deu a partir de uma série de apresentações dos parceiros do projeto seguida de debates e esclarecimentos. O segundo dia de trabalho concentrou-se na apresentação de um plano de ações para 2012, a partir de um documento inicial apresentado pela OPAS/OMS no Brasil em colaboração como Ministério da Saúde. Cada atividade proposta foi apresentada e discutida sua natureza, pertinência, forma, oportunidade, protagonistas, parceiros e  calendário de ações. O documento será agora compartilhado com os parceiros para refinamento, para se ter um produto final, servindo de guia e referência para todos os parceiros.      

O Projeto “Vida no Trânsito” é a denominação, no Brasil, do Projeto Road Safety in Ten Countries (“RS-10”), voltado à redução das mortes e lesões causadas no trânsito em 10 países, com o financiamento da Fundação Bloomberg e coordenação global da Organização Mundial de Saúde (OMS) e suas agências regionais. No Brasil, o Projeto é desenvolvido em cinco cidades: Belo Horizonte; Campo Grande; Curitiba; Palmas e Teresina e conta, além do suporte da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS no Brasil), com o aporte técnico e financeiro do Governo Federal e o apoio da Global Road Safety Partnership nas ações de capacitação das equipes técnicas das cidades. A John Hopkins University, junto a universidades brasileiras, promove a avaliação externa do Projeto no País.

 
 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595