Skip to content

Seminário Internacional sobre a implemantação do World Report on Disability

nullNos dias 23 a 25 de fevereiro, aconteceu em São Paulo o “Seminário Internacional sobre a Implementação do World Report on Disability”. Esta foi uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde, o Banco Mundial, a Parceria Global para Deficiência e Desenvolvimento, a Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação, aRede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

Durante o evento foi lançada a versão em Língua Portuguesa do World Report on Disability. Este é um Relatório Mundial sobre a deficiência que foi produzido em conjunto pela Organização Mundial da Saúde e pelo Grupo Banco Mundial e tem como objetivo proporcionar evidências a favor de políticas e programas inovadores capazes de melhorar a vida das pessoas com deficiência, além de procurar facilitar a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O objetivo do Seminário foi identificar os desafios à implementação das práticas recomendadas pelo Relatório no sentido da promoção de oportunidades iguais para pessoas com e sem deficiência, conforme estabelece a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

null

Aproveitando a oportunidade para promover o intercâmbio de experiências e iniciativas de excelência na área de reabilitação de pessoas com deficiência aqui em São Paulo, a OPAS/OMS no Brasil coordenou, no dia 24 de fevereiro, uma visita de representantes da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde ao Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Este instituto, juntamente com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMREA HC FMUSP), integra a Rede Lucy Montoro e destina-se a pessoas com deficiência física que necessitem de cuidados intensivos de medicina de reabilitação.

null

As unidades da Rede Lucy Montoro, criada desde 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, realizam o programa de reabilitação através de programas terapêuticos específicos, determinados segundo as características e peculiaridades de cada paciente.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595