Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Secretaria de Vigilância em Saúde, com o apoio da OPAS/OMS, realiza reunião macrorregional de avaliação do Programa Nacional da Dengue

A Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS promoveu no dia 1º de março de 2012, no Rio de janeiro, a reunião macrorregional de avaliação do Programa Nacional da Dengue nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Participaram da reunião o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; subsecretária de Vigilância em Saúde do estado do Rio de Janeiro, Helen Miyamoto; secretário de saúde do município do Rio, Hans Domann; diretor do DEVIT, Cláudio Maierovich; coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, e o Consultor OPAS, Haroldo Bezerra.

 

A reunião teve por objetivo discutir com as SES e SMS dos municípios prioritários destas três regiões os avanços, dificuldades e perspectivas para os programas da dengue dos estados e municípios. A programação da reunião contou com uma palestra proferida pelo secretário, Jarbas Barbosa, sobre a situação atual da dengue no país onde foi anunciada uma redução de 66% nos casos (57.267) de dengue registrado no país, até 18 de fevereiro de 2012. O secretário, Jarbas Barbosa; conclamou os estados e municípios e continuarem reforçando suas ações, pois apesar dos bons resultados o risco de epidemias neste verão persiste e é uma realidade em vários locais.

A avaliação geral foi positiva, destacando os avanços nas ações de vigilância (entomológica, epidemiológica e laboratorial). Um exemplo foi o anuncio feito pela SES-RJ quanto à informatização da coleta de informações da vigilância entomológica e controle de vetores com a utilização de dispositivos móveis pelos agentes. Outro avanço foi o avanço da integração dos programas municipais com a atenção básica, como dificuldades  vê-se a integração com outras áreas fora do setor saúde, as quais estão sendo realizadas mas necessitam cada vez mais fortalecidas.

A OPAS/OMS considera importante este tipo de avaliação, e reitera seu apoio ao SUS no combate desta doença.

 

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595