Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Realizada a 1a Visita de Monitoramento do Projeto Vida no Trânsito em Curitiba, PR de 2012

A missão da Coordenação Nacional do Projeto à capital paranaense teve por objetivo verificar o progresso local dos trabalhos, além de e cumprir agenda com atual Secretário e Diretores da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba, em 8 e 9 de Março de 2012.

 

Os trabalhos em Curitiba tiveram início com encontros da Coordenação  Nacional do Projeto – formada pela OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde – e da ONG Global Road Safety Partnership (GRSP) com o Secretário de Trânsito e com Diretores da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba – SETRAN.

Curitiba é uma das 5 cidades contempladas pelo Projeto “Vida no Trânsito” – nome brasileiro para o projeto RS-10 (Road Safety in Ten Countries), financiado pela Bloomberg Philanthropies em 9 outros países, com coordenação global da Organização Mundial de Saúde, junto a seus escritórios  regionais, como a OPAS, nas Américas.

Em Janeiro de 2012, O órgão gestor de trânsito desta capital  sofreu uma grande transformação em sua estrutura, tendo as atribuições relativas à administração do trafego local (anteriormente a cargo da empresa URBS) sido transferidas para a recém criada secretaria municipal de trânsito. Tal restauração implicou na nomeação de um novo secretário e diretores de divisão, para os quais o Projeto, em andamento na cidade desde 2010, foi detalhado pela Comissão Nacional.     

Embora já informados pelos técnicos locais da área de saúde e trânsito – pontos focais do projeto na cidade – os representantes da OPAS/OMS no Brasil, Ministério da Saúde e da GRSP procederam, para o Secretário e Diretores,  a uma apresentação formal minuciosa da gênese do projeto em seu contexto global, sua dinâmica e estado da arte.

Na ocasião, foi reforçada a importância de Curitiba como representante do Brasil no panorama mundial, a dimensão global da iniciativa e a ênfase de 2012 como ano em que os financiadores demanda resultados.  Após a agenda política, seguiu-se a agenda técnica regular, com a apresentação da análise do progresso local do projeto em Curitiba e sua comparação com o progresso em outras cidades. Deu-se ainda a apresentação e discussões relacionadas a um quadro múltiplo integrado para monitoramento dos acidentes, fatores, condutas de risco e grupos de vítimas, como um aprimoramento da metodologia de proatividade e parceria da GRSP.

Avaliação da visita foi considerada pela Comissão Nacional e local do Projeto como oportuna e produtiva. A dimensão global do Projeto foi reforçada junto ao novo grupo que assume a gerência do órgão gestor de trânsito municipal como compromissos declarados destes em se empenhar com o sucesso do Projeto. 

 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595