Skip to content

Serviços de Saúde Baseados no Cidadão

OPAS/OMS no Brasil e Conass desenvolvem o Laboratório de Inovações sobre manejo de condições crônicas na APS

O Laboratório de Inovações sobre Atenção às Condições Crônicas na APS surgiu da necessidade de chamar a atenção dos gestores sobre a magnitude das doenças crônicas e da necessidade de respostas diferenciadas dos sistemas de saúde. O objetivo é produzir evidências de boas práticas na gestão e na clínica a partir de experiências inovadoras desenvolvidas no SUS, além de produzir e disseminar conhecimentos.

Uma das experiências que está sendo acompanhada é a da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba-PR que está trabalhando com manejo da diabetes, depressão e da hipertensão na lógica do modelo de crônicas, além de outras iniciativas e experiências locais que estão sendo identificadas e serão acompanhadas.

Outro produto do laboratório, de valiosa contribuição teórica, é a publicação, em abril, do livro sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária de autoria de Eugênio Vilaça, também coordenador do Laboratório.

O laboratório de crônicas conta com a importante parceria institucional do Conasems, do Ministério da Saúde, além de secretarias municipais e estaduais de saúde.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595