Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Realizada reunião macrorregional Norte de avaliação do Programa Nacional da Dengue

Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS promoveu no dia 8 de março de 2012, com apoio da OPAS/OMS, em Belém/PA, a reunião macrorregional Norte de avaliação do Programa Nacional da Dengue. O objetivo da reunião foi discutir com as SES e SMS os avanços, dificuldades e perspectivas dos programas da dengue dos estados e municípios prioritários desta região.

Paralelamente a macrorregional foi realizada também a reunião dos assessores de comunicação das SES da região Norte, tendo como tema o processo de mobilização da sociedade, campanhas de mídia do Ministério da Saúde, e novas ferramentas (redes sociais) voltadas para a prevenção e controle da dengue. Participaram das reuniões o coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, gestores, assessores de comunicação, e técnicos das SES e SMS, e o Consultor OPAS, Haroldo Bezerra.

A avaliação geral foi positiva, no primeiro bimestre deste ano, a região Norte apresentou redução nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado (semanas epidemiológicas 1 a 9). Em 2012, foram registrados 15.407 casos, contra 63.979 em 2011 – uma queda de 76%. Atualmente, a incidência da doença é de 97,1 casos por 100 mil habitantes. Neste mesmo período do ano passado, a região registrava uma incidência de 403,3 casos. A despeito desses dados, em Tocantins houve um aumento nos casos de dengue, que dobraram, passando de 5.999 no ano passado contra 2.204 no mesmo período deste ano. A incidência, até o momento, é a maior do país, com  433,6 por 100 mil habitantes, sendo que, em 2011, ficou em 159,3.

A OPAS/OMS considera importante este tipo de avaliação, e reitera seu apoio ao SUS no combate desta doença, e reforça a necessidade da manutenção dos esforços tanto no controle do seu principal vetor o Aedes a aegypti, bem como na assistência aos doentes ou casos suspeitos de dengue, sempre tendo por base uma gestão integrada deste importante problema de saúde pública.

fontes: UT DTNT/OPAS, SVS

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595