Home


OPAS/OMS no Brasil presente na Reunião Global dos Profissionais do Projeto Road Safety in Ten Countries – RS10, na OMS, em Genebra

No encontro realizado entre 20 e 23 de Março e 2012, o projeto Vida no Trânsito – nome do RS-10 no Brasil – se fez representado  entre os profissionais dos outros países que compõem a iniciativa financiada pela Bloomberg Philanthropies. 

O encontro em Genebra teve entre seus principais objetivos compartilhar experiências e os desafios enfrentados nos países que compõem o projeto, discutir meios para aprimorar a  coordenação do projeto e a colaboração com parceiros do consórcio, além de tópicos como monitoramento, comunicação, prioridades e metas para 2012.

Na sessão de abertura o Dr. Etienne Krug, Diretor de Departamento de Prevenção de Lesões e Violências da Organização Mundial de Saúde, lembrou a condição estratégica deste ano de 2012, o foco em implementação e resultados, os compromisso assumidos no projeto, e mais do que isso, a importância que o sucesso da inicitiva RS-10 representa não apenas para os 10 países, mas para o enfrentamento da questão da morbimortalidade por lesões causadas pelo trânsito, como exemplo para o mundo. 

Os três dias de trabalho foram permeados por sessões interativas que contaram com exposições dos temas trazidos tanto pelos profissionais da Organização Munidal da Saúde, que coordena globalmente o consórcio de parceiros, quanto pelos profissionais que conduzem a iniciativa no Brasil, México, Turquia, Quênia, Rússia, Índia, Vietnam, Camboja e China. À representação brasileira apresentou, a pedido da  coordenação do encontro, aspectos relacionados à atuação do setor saúde em nível federal, na útima década, os esforço do setor junto ao aprimoramento da legislação de trânsito, bem como a forma com que o projeto RS-10 Brasil vem sendo comunicado disseminado no País.   

As sessões, realizada a partir de apresentações, relatos, vídeos, slides e outros recursos, eram seguidas de debates e propostas.  A semana de trabalho implicou em uma série de recomendações, dentre as quais a importância de aprimorar-se a comunicação entre parceiros (situação em que a as teleconferências mensais entre representantes do consórcio poderão ser muito úteis); o aprendizado com os colegas que já tenham realizado partes específicas do projeto (tanto o que funciona e o que deve ser evitado). Aproveitar ideias quando estas se adequarem, além de consultarem especilistas da áreas de outros setores que diz respeito à compra de equipamentos, desenvolvimento, marketing social, leis, etc.

Destacaram-se ainda as recomendações no sentido de focarem-se os esforços em alcançarem-se os objetivos essenciais propostos no projeto, notar-se que as reformas legislativas a serem propostas são inevitavelmente influenciadas pelos processos políticos para os quais se deve estar atento. Foi ressaltada a importância e o foco nos fatores de risco específicos, na elaboração e cumprimento de planos e metas  locais e nacionais propostos, bem como, novamente, a importância estratégica de 2012.   

Por fim reforçou-se a essencialidade de se compreender as evidências por trás das intervenções a serem propostas, sejam eles para a mudança legislativa, marketing social ou trabalho junto às ONGs - o que implica em remetermo-nos ao marco referencial do Relatório Mundial Sobre Prevenção de Lesões Causadas pelo Trânsito (2004) e outros documentos seminais desta natureza.

 

 

:: Eventos



Não há nenhum evento programado

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595