Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil, Ministério da Saúde e Secretarias de Estado e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro discutem a prevenção e controle da dengue

De 21 a 23 de março de 2012, técnicos da OPAS/OMS no Brasil, Ministério da Saúde/MS, Secretaria de Estado da Saúde/SES-RJ e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro/SMSDC-Rio estiveram reunidos para discutir o fortalecimento das ações de controle da dengue, em particular aquelas voltadas ao controle da fase adulta do vetor. 

Os técnicos trabalharam na revisão dos protocolos de realização das ações de bloqueio de transmissão e de contenção surtos ou epidemias com equipamentos de aspersão de inseticidas a ultrabaixo volume (UBV). Como produto deste trabalho foi elaborado a minuta de um documento normativo para ser utilizado no âmbito municipal, com o objetivo de estabelecer padrões simples para seleções das áreas a serem trabalhadas, e facilitar o planejamento das atividades e seu acompanhamento técnico e operacional.

Além desta atividade, os técnicos da OPAS/OMS, MS e SES-RJ estiveram também discutindo o projeto de informatização da coleta de dados, no campo, das informações entomológicas e operacionais de controle do vetor. Este é um projeto da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é construir um sistema que possibilite a coleta in loco, pelo agente de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, dos dados de infestação pelo Aedes aegypti e/ou outros de outros vetores da dengue; informações sobre os seus criadouros e ações de controle (ex. controle focal), dentre outras informações. A coleta destes dados será feita por meio de dispositivos móveis de coleta de dados, semelhantes à “smartfones”, sendo os dados compilados e centralizados segundo as necessidades do serviço.

A Representação da OPAS/OMS no Brasil considera importante este tipo de trabalho, o qual busca aprimorar e fortalecer as ações de prevenção e controle da dengue no país, e reitera o seu apoio às esferas de gestão no SUS no combate a essa doença.

Leia o boletim da dengue da SMSDC-Rio

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595