Skip to content

UTMTP realiza visita técnica a Fundação Pró-Sangue (Centro Colaborador da OMS / OPAS) na área de Hemoterapia

Imprimir E-mail

No dia 20 de março foi realizada visita técnica a Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de São Paulo, Centro Colaborador da OMS/OPAS em controle de qualidade dos testes de triagem sorológica de doadores de sangue, responsável pela coordenação do Programa Regional da OPAS em Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia nos Serviços de Hemoterapia da América Latina e do Caribe. 

Participaram da visita o Coordenador da UTMTP, Dr. Christophe Rerat e a consultora técnica da UTMTP, Sra. Danila Varella Barca, . Com o objetivo de conhecer a Instituição e discutir possível ampliação do escopo de atuação como Centro Colaborador da OMS/OPAS, a visita foi conduzida pelo Dr. Alfredo Mendrone, Diretor Técnico da Fundação Pró-Sangue, e acompanhada pelas profissionais Dra. Márcia Otoni, Dra. Silvia Leão, Dra. Geny Oliveira e Dra. Nanci Salles.

A visita técnica contemplou a apresentação do processo do ciclo do sangue (cadastro do doador, triagem clínica, coleta de sangue, triagem sorológica, fracionamento do sangue e liberação de hemocomponentes) nos seus respectivos setores, como também o conhecimento dos laboratórios do controle de qualidade do sangue e hemocomponentes e de biologia molecular (Teste de Àcido Nucleioco – Teste NAT). 

Na reunião de encerramento da visita, Dr. Vicente Odoni, Presidente da Fundação Pró-Sangue, expressou a disponibilidade da Instituição em permanecer como Centro Colaborador da OMS/OPAS na área de hemoterapia. Ressaltou a possibilidade de se ampliar o escopo de abrangência da cooperação técnica, em especial, com a perspectiva de colaboração na capacitação dos profissionais dos serviços de hemoterapia do Brasil e dos países da América Latina e do Caribe. Foi ainda apresentada a atual campanha de doação de sangue da Fundação Pró-Sangue “Doe Sangue e passe a bola para um amigo”, que contou com o trabalho voluntário de vários artistas brasileiros.   

Como Centro Colaborador da OMS/OPAS a Fundação Pró-Sangue disponibiliza duas vezes ao ano painéis de soros contendo amostras positivas para as doenças transmissíveis pelo sangue para os laboratórios participantes da América Latina e do Caribe.  Os referidos laboratórios testam as amostras dos painéis na mesma metodologia empregada na rotina da triagem sorológica dos doadores e reportam os resultados ao laboratório de controle de qualidade de sorologia da Fundação Pró-Sangue, sendo preservada a confidencialidade dos laboratórios membros participantes do Programa.


 

Última atualização em Ter, 27 de Março de 2012 16:19

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595