Skip to content

Prof. Sergio Mascarenhas faz apresentação no DECIIS/SCTIE sobre PICMI

A equipe chefiada pelo Professor Sergio Mascarenhas, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia inovadora para medir a pressão intracraniana (PIC), apresentou no dia 22 de março, os resultados preliminares de sua pesquisa aos técnicos e coordenador do DECIIS/SCTIE. Esta pesquisa conta com o apoio do Termo de Cooperação 59 entre a OPAS/OMS Brasil e o Departamento do Complexo Industrial e Inovação para a Saúde – DECIIS/SCTIE/MS.

A equipe desenvolveu a tecnologia para medir a pressão intracraniana (PIC), com método minimamente invasivo e, mais recentemente, não invasivo. A possibilidade de captar sinais vitais com medição intracraniana sem ter que fazer trepanação abre inúmeras possibilidades de aplicação em outras áreas de pesquisas biomédicas.

Alguns exemplos desta aplicação: em farmacologia, para medir os efeitos de drogas que atuam sobre desequilíbrios químicos do cérebro alterando a pressão intracraniana – como a enxaqueca; em veterinária, para medir a pressão intracraniana de animais de grande porte de modo avaliar a presença de encefalite – que aumenta o encéfalo e a pressão intracraniana; e mais recentemente os pesquisadores identificaram reações no cérebro que abrem novas fronteiras para a pesquisa de doenças como Alzheimer e a Epilepsia. “Abrimos uma caixa preta ao proporcionar medições intracranianas utilizando o método não invasivo (o Brain Strap)”, afirma Prof Mascarenhas.

Os resultados da pesquisa vêm sendo difundidos com grande sucesso, inclusive entre a comunidade científica internacional. Em 2010 a equipe apresentou o trabalho “The New ICP Minimally Invasive Method Shows that the Monro-Kellie Doctrine Is Not Valid” no  14º Simpósio Internacional de Pressão Intracraniana e Monitoramento Cerebral, em Tuebingen, na Alemanha.
No âmbito da cooperação técnica da OPAS/OMS com o DECIIS, vislumbra-se a possibilidade de uma nova Carta acordo para 2013 que contemple ações regionais para estimular a criação de uma Sociedade Pan-Americana de Pressão Intracraniana.

Para saber mais sobre o tema acesso o link http://www.difusaopicmi.com.br

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595