Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS Brasil apóia a capacitação de Profissionais de saúde dos PALOPS em preparação e resposta aos Surtos

nullComo decisão da reunião do GOARN que ocorreu no Brasil em  junho de 2011 e com o apoio da OPAS/OMS Brasil, Profissionais de Saúde Pública oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente de Angola, de Cabo Verde, da Guiné Bissau, de Moçambique e de São – Tomé e Príncipe finalizaram em 30 de março, um seminário sobre Epidemiologia de Campo que ocorreu no Ministério da Saúde de Moçambique desde o dia 26 de Março de 2012, em Maputo.

O seminário visou a criação das bases para o estabelecimento da Rede de Países de Língua Portuguesa para Alerta e Resposta à Surtos Epidêmicos (GOARN). A cerimônia de abertura contou com a participação do Dr. Francisco Mbofana, Director Cientifico do Instituto Nacional de Saúde (INS) do Ministério da Saúde, e do Dr. Abdou Moha, Representante Interino da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique.

nullO seminário foi organizado pelo Programa de Formação de Epidemiologia de Campo e Laboratório (FELTP) do Instituto Nacional de Saúde, com o apoio da OMS e do Ministério da Saude do Brasil e Cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde - Representação Brasil. O mesmo teve como facilitadores peritos da OMS (GOARN e AFRO) e do Ministério de Saúde do Brasil através da SVS/DEVEP/CIEVS.

A rede Mundial de Alerta e Resposta a Surtos Epidêmicos (GOARN, Global Outbreak Alert and Response Network) é um programa de colaboração técnica entre instituições e redes que concentram recursos humanos e técnicos para identificar, confirmar e responder rapidamente aos surtos epidêmicos de importância nacional ou internacional.
A criação da GOARN para os Países de Língua Portuguesa resulta de uma decisão dos Ministros da Saúde dos PALOP durante a última Assembléia Mundial da Saúde em Genebra/Suíça, com o apoio da GOARN, da OMS e da iniciativa ePORTUGUESe.

De acordo com o Senhor Patrick Drury, gestor do GOARN na sede da OMS em Genebra, a ocorrência de surtos epidêmicos nos Países de Língua Portuguesa gera a necessidade de se mobilizar recursos humanos e técnicos adequados através da Rede GOARN que sejam fluentes na língua portuguesa.

Em seguimento ao tema, os resultados do seminário em curso serão submetidos à apreciação dos Ministros da Saúde da CPLP durante a próxima Assembléia Mundial da Saúde.

GOARNRede Mundial de Alerta e Resposta a Surtos

Publicações:

Estrutura da Rede - PDF

Princípios Orientadores da Alerta e Resposta Internacional a Surtos - PDF

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595