Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A Representação da OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde discutem a cooperação técnica no tema da Doença de Chagas

Reuniram-se no dia 10 de abril de 2012,  o Gerente da Gerência de Prevenção e Controle de Doenças e Desenvolvimento Sustentável da OPAS/OMS, Enrique Gil e o Coordenador-Geral da Coordenação de Doenças Transmissíveis da SVS/MS, Ricardo Marins, acompanhados de técnicos destas instituições para discutir o processo de cooperação técnica no tema da doença de Chagas, com foco no seguimento da interrupção da transmissão vetorial do Trypanosoma cruzi no Brasil em encontro realizado na Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Este seguimento constitui-se em um importante avanço para o Programa Nacional de Doença de Chagas/PNDCh, na medida em que se concentrará na avaliação do papel epidemiológico de possíveis vetores secundários (Triatoma brasiliensis, T. pseudomaculata, T. vitticeps e Panstrongylus geniculatus), para subsidiar uma avaliação de risco para essas espécies, e fortalecer a certificação obtida pelo país. A Representação da OPAS/OMS no Brasil estará apoiando a SVS neste trabalho, tanto por meio de seu consultor nacional, Haroldo Bezerra, um consultor externo e o Assessor Regional para doença de Chagas – OPAS/OMS, Roberto Salvatella Agrelo.

Conforme estabelecido na 49ª Reunião do Conselho Diretor da OPAS (2009), a doença de Chagas foi enquadrada no grupo das doenças negligenciadas, onde estão aquelas com maior potencial de eliminação (transmissão vetorial e transmissão transfusional, ambas como problema de saúde pública). A eliminação de uma doença é a redução à zero da incidência numa área geográfica definida, sendo necessárias contínuas medidas de intervenção.  

Clique aqui e leia a Resolução do 49o. Conselho Diretor da OPAS/OMS (CD49.R19) - Eliminação de Doenças Negligenciadas e outras infecções relacionadas a pobreza.

Clique aqui e acesse o video produzido pela SVS/MS sobre a doença de Chagas.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595