Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

TCC Argentina-Brasil-Paraguai desenvolve Oficina de Revisão das Ações em Entomologia e Controle de Vetores

Na área da Entidade Binacional de Itaipú do lado paraguaio, Distrito Hernandarias do Departamento do Alto Paraná, durante os dias 11 e 12 de abril reuniram se expertos em Entomologia e Controle de Vetores para concertar metodologias e ações conjuntas na área da tríplice fronteira.

A Oficina teve como objetivos identificar e padronizar os indicadores entomológicos para malária e elaborar um plano de ação para a vigilância entomológica e controle vetorial ajustado as características particulares da tríplice fronteira.  Os participantes discutiram aspectos metodológicos fundamentais da dinâmica e epidemiologia da malaria nos respectivos âmbitos nacionais e nos níveis geopolíticos que envolvem a fronteira dos três países, ou seja, a Província de Misiones na Argentina, o estado de Paraná do Brasil e o Departamento do Alto Paraná do Paraguai.

Com este importante projeto de cooperação, os três países estão trabalhando desde 2011 com a temática de fortalecimento dos grandes componentes programáticos de vigilância e controle de leishmaniose, dengue, febre amarela e malária. Com estas atividades tem se detectado necessidades e tem se incrementado a capacidade instalada em diagnóstico, tratamento, e da vigilância e controle propriamente ditos, para estas doenças todas.

No campo da malária, os exercícios conjuntos entre os países têm avançado em discussões de muita importância focadas nos temas de pré-eliminaçao e eliminação desta doença, o qual representa um espaço estruturado na definição destes temas em América do Sul. As atividades futuras invisam continuar com o fortalecimento citado e basear a sustentabilidade dos produtos do projeto. Está planejado trabalhar nas metodologias para padronizar mecanismos de resposta rápida, predição de surtos e desenvolver mecanismos de comunicação permanente sob o formato de uma sala situacional.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595