Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

ONU- ÁGUA lança o informe final da GLAAS

 A ONU realizou em Genebra/ Suiça em 12 de abril de 2012 o lançamento do Relatório Final da Análise Global e Avaliação de Água Potável e Saneamento (GLAAS). A GLAAS é uma estratégia da ONU coordenada pela OMS para atender à necessidade de contar com informações anuais sobre água potável, saneamento e promoção da higiene, tanto na área urbana quanto rural e verificar o progresso do cumprimento dos ODM

 

 A GLAAS é um relatório do grupo ONU - Água sob a coordenação da OMS e realizado na região sob a coordenação da OPAS/OMS. A  análise da ONU-Água GLAAS  ajuda a identificar as razões das disparidades no acesso e água potável e ao saneamento entre as diferentes regiões, comunidades e niveis de renda da população.

O informe contém dados e informações sobre os insumos necessários para ampliar a cobertura e garantir a sustentabilidade dos sistemas e serviços de  água e esgotamento sanitário.  O relatório apresenta dados recebidos de 74 países em desenvolvimento, sendo 09 da região da America Latina e Caribe, inclusive do Brasil e de  24 agências bilaterais e multilaterais cobrindo 90% do total das recursos para assistência oficial ao desenvolvimento. Os dados do Brasil foram preparados pela Secretaria Nacional de Saneamento (SNSA) do  MCIDADES e pela  FUNASA e  Secretaria de Assistência em Saúde (SAS) do MSAÙDE.

O relatório destaca que embora o acesso à água, saneamento e higiene tenha melhorado consideravelmente, a cobertura de serviços poderia reduzir se recursos adequados não forem garantidos para manter a operação/manutenção dos serviços.  O relatório alerta para a importâcia dos recursos adicionais e mais específicos, especialmente para operações de rotina e manutenção de sistemas e serviços existentes.


O relatório está disponível no site: GLAAS 2012

No site  http://www.who.int/phe/en/index.html voce encontrará o comunicado de imprensa e o sumário executivo em Inglês, Francês e Espanhol, além de perguntas e respostas.

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595