Boletins Panaftosa

Home Página Principal OPAS/OMS no Brasil participa da inauguração do Laboratório de Certificação de Biomateriais


OPAS/OMS no Brasil participa da inauguração do Laboratório de Certificação de Biomateriais

Foi inaugurado, no dia 19 de abril, em Campina Grande, o Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais - CERTBIO da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), projeto apoiado pelo Termo de Cooperação 59 com o Departamento do Complexo Industrial e de Inovação da Saúde da Secretaria de Ciencia, Tecnologia e Insumos Estrategicos (DECIIS/SCTIE/MS).

No ato de abertura estavam presentes o Reitor da UFCG, Prof. Thompson Mariz, o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, Prof Braulio Maia Jr e o Diretor do CERTBIO, Prof. Marcus Vinicius Lia Fook  e representantes da ANVISA, do Ministério da Saúde, do Hospital Samaritano de São Paulo e da OPAS, cujas mensagens coincidiam quanto ao reconhecimento e satisfação de todos ao ver o projeto finalizado e com boas perspectivas de novas realizações.

O CERTBIO certifica produtos para a ANVISA, tem uma parceria com o Hospital Samaritano para, no âmbito do PROADI, desenvolver um produto para tratamento oncológico e esta equipado para produzir biomateriais em larga escala.

A cooperação técnica com a OPAS viabilizou a aquisição de equipamentos científicos, apoio a infra-estrutura e, especialmente, o apoio ao intercâmbio cientifico entre pesquisadores e doutorandos do CERTBIO com grandes centros de pesquisa internacionais.

O Laboratório contratou consultoria especializada e estáa finalizando seu processo de acreditação que permitirá ao CERTBIO fazer parte da rede de organizações que certificam para o INMETRO a adoção de normas técnicas. Essas medidas beneficiam a indústria nacional, indiretamente, que passa a fabricar produtos com qualidade melhor e mais competitiva. Um projeto concreto e específico com o apoio da OPAS que contribui para a qualificação do setor de Saúde e que tem potencial alcance para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595