Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS apóia o Ministério da Saúde em ação para o fortalecimento da vigilância da dengue

No dia 20 de abril de 2012, aconteceu no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/CIEVS, uma videoconferência organizada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue/CGPNCD, da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS/MS, com o objetivo de discutir o projeto de transmissão em tempo real das informações de vigilância entomológica e controle vetorial da dengue.  

Participaram da videoconferência o Coordenador-Geral do PNCD, Giovanini Coelho, o consultor da OPAS/OMS, Haroldo Bezerra; técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, CGPNCD/SVS/MS e DATASUS/MS.

Durante a reunião foram discutidos os avanços no projeto de captação em tempo real dos dados da vigilância entomológica e controle vetorial da dengue, e a parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE. Foi incluído nesse processo o Ministério do Desenvolvimento Social, como um parceiro e em apoio às ações do “Programa Brasil Sem Miséria”, tendo como foco a possível identificação de famílias em condições de risco social, o que é também um fator modulação do risco de transmissão dessa doença.

O projeto encontra-se avançado, e se espera realizar um piloto com o sistema e equipamentos já nos meses de junho ou julho. A OPAS/OMS considera importante o processo de aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância para dengue, e sua integração com outros programas de Governo, atuando de forma sinergica para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

 
 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595