Boletins Panaftosa

Home Banco de Notícias Mês de Vacinação dos Povos Indígenas no Brasil


Mês de Vacinação dos Povos Indígenas no Brasil

nullFoi lançado no dia 05 de maio, o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas do Brasil - MVPI, na Aldeia Paroá, município de Feijó/AC. Esta iniciativa faz parte da 10ª Semana de Vacinação das Américas e conta com o apoio da OPAS/BRA no Brasil.

null

O objetivo do MVPI é de aumentar a cobertura vacinal, o acesso a vacinação, reduzindo as inequidades na população indígena além de fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias e melhorar a qualidade da informação.

null

Este ano o MVPI tem a meta pactuada de vacinar cerca de 95 mil indígenas, nas faixas etárias de menores de 1 ano, de 1 a 4 anos, mulheres em idade fértil e idosos. No entanto, como a vacinação será entendida a toda a comunidade visitada, e com todas as vacinas do calendário nacional indígena, espera-se atingir um total de 238 mil índios, pertencentes a 152 etnias em aproximadamente 1.330 aldeias.

null

Dentre as ações desenvolvidas para a promoção à saúde e prevenção e controle de doenças, a imunização constitui uma das ações prioritárias e a estratégia MVPI tem sido utilizada com intuito de melhorar as coberturas em áreas de maior dificuldade de acesso para a vacinação de rotinas das equipes de saúde, dos Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI em todo o país e com baixas coberturas vacinais.

null

Este ano a sua abrangência foi estendida a todos os 34 DSEI e será encerrada no dia 05 de junho.

null

 

 

Mais informações sobre o concurso de desenho, clique aqui!

 

Rede de Relacionamento

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595