Skip to content

Ministérios da Saúde se reúnem por meio da Rede Carmen para lutar contra as Doenças Não-Transmissíveis

Imprimir E-mail

Dia 07 de maio de 2012, teve início a reunião bienal da CARMEN (Conjunto de Ações para Redução Multissetorial  de Doenças Não-Transmissíveis), que conta com a presença dos Gerentes de Programa de Doenças Não-Transmissíveis (DNT) de 36 países da Região das Américas,  15 membros colaboradores da sociedade civil e instituições acadêmicas. Em nome da Diretora da OPAS, Mirta Roses, o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Dr. Joaquín Molina deu boas vindas aos participantes na cerimônia de abertura.

 

Esta reunião foi organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil e da Fundação Mundial de Diabetes e conta com a presença de alguns palestrantes conhecidos como o Secretário de Vigilância em Saúde do Brasil, Jarbas Barbosa, e do ex-diretor da OPAS, George Alleyne.

A Rede CARMEN é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde, criada em 1997, que tem por objetivo melhorar o estado de saúde das populações das Américas, reduzindo fatores de risco associados com Doenças Não-Transmissíveis. Estas conquistas se devem ao desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas, mobilização social e comunitária intervenções, de vigilância das condições de risco das DNT e serviços de prevenção no âmbito da Estratégia Regional para a Prevenção e Controle das Doenças Não-Transmissíveis.

O tema proposto este ano foi transformar a Declaração de Alto Nível em  ações concretas que se destinam à execução dos Ministérios da Saúde a nível nacional seguindo os compromissos assumidos na Reunião de Alto Nível em Nova York último setembro 2011 para política, programas e atividades específicas para a prevenção e controle dessas doenças.

O encontro vai proporcionar um fórum de intercâmbio, aprendizagem e colaboração entre os países das Américas e organizações parceiras para reduzir a carga de doenças crônicas.
Da mesma forma será discutida uma proposta de estratégia regional e um plano de ação contra as Doenças Não-Transmissíveis onde os países irão discutir as necessidades que têm sobre este assunto e como a rede CARMEN pode ajudar na questão.

Para mais informações, consulte o site  ou acesse o link para ver o encontro.

Acesse a galeria de imagens do evento.

Última atualização em Sex, 18 de Maio de 2012 17:39

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595