Home


OPAS/OMS no Brasil apóia Reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do plano de preparação para introdução da vacina da dengue

Imprimir E-mail

No dia 25 de abril de 2012, aconteceu em Brasília, com o apoio da OPAS/OMS no Brasil a reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do plano de preparação para introdução da vacina de dengue.

Este grupo de trabalho, instituído pela Portaria Ministerial Nº 1.579, de 7 de julho de 2011, tem dentre suas atribuições definir um plano de ação para acompanhar e avaliar todas as etapas envolvidas no processo de desenvolvimento, produção e implantação da vacina de dengue no país. 

Os temas centrais da reunião foram: (a) o edital público de convocação das pesquisas prioritárias da Secretaria de Vigilância em Saúde; (b) e o estágio atual dos trabalhos do Grupo com vistas à elaboração da melhor estratégia de vacinação a ser adotada no Brasil. Este grupo tem trabalho em parceria e de forma articulada e permanente com diversas áreas do Ministério da Saúde (Programa Nacional de Imunização/PNI, Programa Nacional de Controle da Dengue/PNCD, Departamento de Ciência e Tecnologia/DECIT, dentre outros), Agências Reguladoras (Anvisa) e Organismos Internacionais (OPAS/OMS). O principal produto desta reunião foi à discussão e aportes realizados pelo grupo quantos as pesquisas necessárias para subsidiar o plano de introdução da vacina e seu monitoramento.

A OPAS/OMS considera prioritário o tema da dengue, e imperativo que o país possa desenvolver uma estratégia adequada as suas características epidemiológicas, populacionais e de logística para a introdução desta vacina quando da sua disponibilidade no mercado. Desta forma, a OPAS/OMS entende como uma ação das mais relevantes a que vem desenvolvendo este grupo de trabalho, e reitera o seu apoio a essa iniciativa.

Clique aqui e acesse a Portaria Ministerial Nº 1.579

Leia aqui a noticia sobre o edital público de convocação das pesquisas da SVS



Última atualização em Qui, 10 de Maio de 2012 09:28
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595