Skip to content

OPAS/OMS no Brasil apóia Reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do plano de preparação para introdução da vacina da dengue

No dia 25 de abril de 2012, aconteceu em Brasília, com o apoio da OPAS/OMS no Brasil a reunião do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do plano de preparação para introdução da vacina de dengue.

Este grupo de trabalho, instituído pela Portaria Ministerial Nº 1.579, de 7 de julho de 2011, tem dentre suas atribuições definir um plano de ação para acompanhar e avaliar todas as etapas envolvidas no processo de desenvolvimento, produção e implantação da vacina de dengue no país. 

Os temas centrais da reunião foram: (a) o edital público de convocação das pesquisas prioritárias da Secretaria de Vigilância em Saúde; (b) e o estágio atual dos trabalhos do Grupo com vistas à elaboração da melhor estratégia de vacinação a ser adotada no Brasil. Este grupo tem trabalho em parceria e de forma articulada e permanente com diversas áreas do Ministério da Saúde (Programa Nacional de Imunização/PNI, Programa Nacional de Controle da Dengue/PNCD, Departamento de Ciência e Tecnologia/DECIT, dentre outros), Agências Reguladoras (Anvisa) e Organismos Internacionais (OPAS/OMS). O principal produto desta reunião foi à discussão e aportes realizados pelo grupo quantos as pesquisas necessárias para subsidiar o plano de introdução da vacina e seu monitoramento.

A OPAS/OMS considera prioritário o tema da dengue, e imperativo que o país possa desenvolver uma estratégia adequada as suas características epidemiológicas, populacionais e de logística para a introdução desta vacina quando da sua disponibilidade no mercado. Desta forma, a OPAS/OMS entende como uma ação das mais relevantes a que vem desenvolvendo este grupo de trabalho, e reitera o seu apoio a essa iniciativa.

Clique aqui e acesse a Portaria Ministerial Nº 1.579

Leia aqui a noticia sobre o edital público de convocação das pesquisas da SVS



Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595