Skip to content

Secretário de Atenção a Saúde do Brasil visita a OPAS para tratar de temas de cooperação técnica

Imprimir E-mail

O Secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Dr. Helvécio Miranda Magalhães, visitou a sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Washington, D.C., com o propósito de explorar uma agenda de cooperação internacional com os países participantes do BRICS e outros países emergentes para realizar ações concretas de cooperação técnica para o fortalecimento dos sistemas de saúde baseados na Atenção Primária em Saúde para uma cobertura universal, reunindo-se com a Diretora da OPAS, Dra. Mirta Roses Periago, e a Subdiretora da OPAS, Dra. Socorro Gross.

No dia 10 de maio, Dr. Magalhães fez a apresentação “Experiências e Desafios do Brasil no Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com estratégias baseadas na Atenção Primaria da Saúde” para os funcionários da OPAS e outros convidados especiais.
 
No dia 11 de maio, Dr. Magalhães debateu com representantes de distintas áreas da OPAS, entre outros pontos, os términos para incorporar uma plataforma de cooperação, baseada na gestão de conhecimento  e na transferência de conhecimentos inovadores, em uma agenda internacional de estratégias de reforma dos sistemas de saúde visando uma  cobertura universal.
 
O Dr. Helvécio Magalhães é formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1985 e obteve seu doutorado em Saúde Comunitária na Universidade de Campinas no ano de 2005. Foi Secretário Municipal de Saúde na cidade de Belo Horizonte (2003 - 2008) e logo como Secretário de Planificação de BeloHorizonte (2008-2010). Foi Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde do Brasil (Conasems). Desde de Janeiro de 2011 ocupa o cargo de Secretário (Vice Ministro) de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.
 
Este ano, a OPAS comemora 110 anos e é a organização de saúde pública mais antiga do mundo, trabalhando com todos os países do continente americano para melhorar a saúde e a qualidade de vida de todas as pessoas das Américas e atua como o Escritório Regional para as Américas da OMS.
 
 

http://www.paho.org/paho110/
http://www.paho.org
http://www.facebook.com/PAHOWHO
http://www.youtube.com/pahopin  
http://twitter.com/pahoeoc
http://twitter.com/pahowho
http://twitter.com/opsoms
 

Última atualização em Seg, 13 de Outubro de 2014 19:31

Banco de notícias

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595